• Você está em

• Gestão Pública

Inscrições para cursos de informática gratuitos começam em 5 de fevereiro

• Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 23 de Janeiro de 2024 - 09h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Programa Municipal de Qualificação oferece 140 vagas em quatro diferentes áreas para moradores da Cidade

Uma oportunidade imperdível para quem quer desenvolver habilidades e se preparar para o mercado de trabalho. Entre às 10h do dia 5 e às 16h do dia 7 de fevereiro, pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos de informática do Programa Municipal de Qualificação Profissional da Secretaria de Gestão Pública. O edital completo pode ser consultado na Edição 1649 do Jornal Oficial, publicada em 12 de janeiro.

São 140 vagas distribuídas nos seguintes cursos: Informática Inicial, Informática para o Mundo do Trabalho, Montagem e Manutenção de Computadores e Planilhas Eletrônicas. As aulas são presenciais e todo material é disponibilizado de forma digital. Para participar do processo seletivo, é preciso ser morador de Rio das Ostras. Cinco por cento das vagas são destinadas aos munícipes oriundos de medidas socioeducativas ou protetivas.

Para concorrer a uma vaga no curso de Montagem de Computadores, é preciso ter mais de 17 anos e conhecimentos básicos de informática. Para os demais cursos, a faixa etária é a partir de 15 anos. Os candidatos devem ter Curso Fundamental Completo para participar dos cursos, exceto o de Informática Inicial, que aceita alunos com Fundamental Incompleto.

As aulas presenciais acontecem nas unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) localizados em São Cristóvão, CRAS Sul e CIC Nova Esperança. No edital estão detalhados os dias, horários, locais, período de aulas e carga horária total dos cursos. O resultado do processo seletivo, com os candidatos classificados e pertencentes ao cadastro de reserva, será publicado no dia 9 de fevereiro na página da Qualificação Profissional (www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao).

Os classificados deverão fazer a matrícula entre os dias 15 e 21 de fevereiro, das 8h às 17h, em uma das unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital que funcionam nos seguintes endereços: CMID São Cristóvão – Rua da Assembléia, s/nº – São Cristóvão; CRAS Sul – Rua Serafim Bastos, s/ nº – Cidade Beira Mar e CIC Nova Esperança – Travessa Francisco Mattos, 88 – Nova Esperança. É preciso apresentar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência (em nome do candidato ou responsável legal). Em 22 de fevereiro será divulgada a lista dos reclassificados.

Confira os Conteúdos Programáticos dos Cursos:

Informática Inicial – Sistemas Operacionais; Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Segurança da Informação; Internet e Ferramentas Online

Informática para o Mundo do Trabalho – Microinformática; Internet e ferramentas colaborativas; Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Editor de Apresentação.

Montagem e Manutenção de Computadores – Microinformática e Montagem; Software: sistemas operacionais e setup; Hardware: manutenção e identificação de defeitos; Rede de Computadores.

Planilhas Eletrônicas – Funções simples; Referências Relativas e Absolutas; Formatação Condicional; Gráficos; Filtros; Formatação; Tabelas Dinâmicas; Dashboard; Proteção de Células e Planilhas; Recursos Avançados.

Homem negro sentado no computador na sala com outros computadores e pessoas é auxiliado por mulher branca de óculos
As aulas presenciais acontecem nas unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) Foto: Jorge Ronald