Inscrições para Prêmio seguem até dia 14 de outubro

Publicada em: 23 de setembro de 2022 - 09h26 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Prêmio “Esperança Equilibrista” conta com o apoio da Fundação de Cultura e da Prefeitura Foto: Divulgação

Compositores e poetas que moram em Rio das Ostras têm até 14 de outubro para se inscrever no Prêmio “Esperança Equilibrista”. São R$ 14 mil em prêmios para os vencedores. Os interessados devem acessar o site www.limonadacultural.com ou as redes oficiais da produtora e do projeto (@limonadacult e @premioesperancaequilibrista).

O objetivo do prêmio, que integra o Edital “Retomada Cultural 2”, da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do programa Pacto Cultural RJ de Fomento à Arte, é dar espaço, fomentar a economia e reconhecer localmente produções de obras artísticas nas áreas de literatura e música.

PRÊMIO – O Prêmio conta com duas categorias: poesia e composição Os vencedores receberão os prêmios de R$ 4 mil, R$ 2 mil e R$ 1mil respectivamente para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria.

TEMA – É importante frisar que as obras devem ser referentes ao Bicentenário da Independência do Brasil, com relação a criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica-social à data, desde que a proposta faça menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos, podendo ter conotação histórica ou de memória cultural.

INSCRIÇÃO – No ato da inscrição, os interessados devem preencher o formulário e enviar as poesias em PDF e/ou composições no formato de vídeo e PDF. O material será selecionado por meio de uma comissão do Conselho de Cultura de Rio das Ostras e em seguida ficará disponível por 30 dias no site da Limonada Cultural para voto popular.

Os 10 trabalhos mais bem votados de cada categoria serão selecionados para apresentação no palco da Concha Acústica, na Praça São Pedro, no Centro de Rio das Ostras, durante o Prêmio Esperança Equilibrista nos dias 5 e 6 de novembro. No evento, as obras serão julgadas pelo júri técnico.

O Prêmio “Esperança Equilibrista” é uma produção da Limonada Cultural e conta com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura e da Prefeitura de Rio das Ostras.