Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Servidores
  • Instituto de Previdência de Rio das Ostras contribui para atualização de sistema federal

Instituto de Previdência de Rio das Ostras contribui para atualização de sistema federal

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Diretor de Investimento, Leonardo Rosa, faz parte do grupo de trabalho da Aneprem
Publicada em: 2 de julho de 2020 - 10h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Diretor de Investimento, Leonardo Rosa, faz parte do grupo de trabalho da Aneprem Foto: Divulgação

O Instituto de Previdência de Rio das Ostras – OstrasPrev – é o único Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil a participar do trabalho de otimização do sistema federal que controla os informativos mensais de investimentos dos recursos das previdências dos servidores públicos. O grupo de estudo é composto ainda pelos técnicos da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Dataprev, empresa pública que fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O convite para participar desse trabalho é o resultado de uma gestão transparente e eficiente, que tem dado destaque à autarquia entre os regimes próprios de previdência de todo país. As reuniões online acontecem semanalmente desde maio e o resultado será um sistema mais eficaz de gerência dos Demonstrativos das Aplicações e Investimentos dos Recursos (Dair), documento que deve ser encaminhado pelos regimes próprios de previdência ao Ministério mensalmente.

O sistema, criado em 2017, vem passando por atualizações recorrentes e precisava de um trabalho de atualização mais profundo, para que se torne mais fácil de utilizar e garanta informações corretas. “Quando o usuário do sistema pode participar, a contribuição é mais efetiva, porque somos nós que utilizamos o sistema na ponta. O OstrasPrev foi o primeiro RPPS do Brasil a apresentar o documento inteiramente correto, e apontar problemas. Hoje, a Secretaria de Previdência está acatando nossas sugestões e no final do processo, todos serão beneficiados”, explicou Leonardo Rosa, diretor de Investimentos do OstrasPrev.

Outras contribuições – O OstrasPrev tem feito outras contribuições importantes para as previdências públicas voltadas, exclusivamente, aos servidores públicos concursados.

Participou da consulta pública para sugerir alterações na legislação que regulamenta os investimentos dos RPPS; participou no último dia 25 de junho do III Workshop Virtual Interativo da Aneprem – Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, com o tema “Oportunidades de investimentos em tempos de crise”; e tem recebido a visita de diretores de outros institutos do país para conhecer a gestão.

Pesquisa no Portal