Jardim Mariléa recebe Educação Oceânica

• Foto: divulgação
    A iniciativa contará com atividades dinâmicas e interativas.
  • Foto: divulgação
    A Educação Oceânica é destaque na manhã de sábado no Jardim Mariléa.
Publicada em: 2 de Abril de 2024 - 08h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A iniciativa contará com atividades dinâmicas e interativas. Foto: divulgação
A atividade está inserida em uma pesquisa científica do projeto de mestrado da UFRJ/ Nupem. Foto: divulgação
A Educação Oceânica é destaque na manhã de sábado no Jardim Mariléa. Foto: divulgação

No próximo sábado, dia 6, a comunidade do Jardim Mariléa, em Rio das Ostras (RJ), terá a oportunidade de participar de uma programação especial de Educação Oceânica, das 9h às 12h. O evento, que ocorrerá na Praça Jaime Rodrigues Vilar (próxima ao ginásio Benedito Zarour), tem entrada gratuita e visa promover uma reflexão sobre os impactos antrópicos (causados pelos humanos) sobre os ecossistemas marinhos e as formas de contribuir para saúde dos oceanos e seus habitantes.

Promovida pelo Projeto Iurukuá, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa contará com atividades dinâmicas e interativas, envolvendo os moradores locais. Entre os objetivos da ação está a apresentação da diversidade de tartarugas marinhas brasileiras e as que ocorrem e desovam em Rio das Ostras, além de discutir os impactos da atividade humana nos ecossistemas marinhos, no meio ambiente e possíveis formas de contribuir para a sua conservação.

O professor Vinícius Albano Araújo, coordenador do projeto, destaca a importância da conscientização da comunidade sobre a preservação dos oceanos e seus ecossistemas.

“O Projeto Iurukuá dissemina a Educação Oceânica no estado do Rio de Janeiro, e neste sábado convidamos a comunidade do Jardim Mariléa para uma ação coletiva que possa provocar na população um pertencimento e vontade de contribuir para a preservação dos oceanos. A oficina tem atividades para todas as faixas etárias, com linguagem acessível e inclusiva. Uma oportunidade de compartilharmos ideias sobre mudanças de hábitos que podem contribuir para a natureza”, explica o professor.

A atividade está inserida em uma pesquisa científica do projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ) e tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Evento: Educação Oceânica – Projeto Iurukuá UFRJ-NUPEM

Local: Praça Jaime Vilar – próximo ao ginásio Benedito Zarour

Data: 6 de abril (sábado)

Horário: Das 9h às 12h (manhã)