Jornada Pedagógica acontece dias 6 e 7

• Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 3 de Fevereiro de 2023 - 09h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Evento voltado para educadores da Rede Municipal de Ensino abre Ano Letivo de 2023 Foto: Mauricio Rocha

O ano letivo de 2023 em Rio das Ostras vai começar com um grande momento de aprendizados e reflexões voltado para os profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realiza a terceira edição da Jornada Pedagógica.

Com o tema “Uma escola ativa por uma educação transformadora”, o evento promoverá palestras com nomes de peso do segmento, proporcionando atividades motivacionais e de integração para os servidores.

O primeiro dia da Jornada será divido em três turnos (manhã, tarde e noite) com palestras de Vasco Moretto, Lilian Bacich e Eduardo Valladares. Já o segundo dia de programação será ministrado pelos irmãos Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco e pelo professor Moacir Gadotti, nos turnos da manhã e da tarde. O evento contará, ainda, com apresentações culturais e painéis interativos.

A expectativa é de que o auditório da Igreja Dignus Est – Campus Extensão do Bosque, local que sediará o evento, reúna cerca de 800 pessoas por palestra.

Além de ser um grande momento de comunhão, a Jornada possui grande importância para a formação continuada dos profissionais de Educação, oportunizando a atualização e aquisição de novos conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino, contribuindo para a manutenção e ampliação da qualidade de ensino em nosso Município”, contou a organizadora do evento e gerente de Formação Continuada, Alessandra Tanos.

INSCRIÇÕES – Para garantir a participação na programação, os profissionais deverão realizar a inscrição no site da Secretaria (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br), no ícone da Formação Continuada.

Cada Professor da rede, Professor Orientador, Professor Orientador Educacional, Orientador Pedagógico, Professor Supervisor de Ensino e Gestor Escolar poderá se inscrever em até duas palestras de sua preferência. Já os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Auxiliar Educacional poderão se inscrever em uma palestra.

Para ter acesso às inscrições, o servidor precisa estar com o login ativo na plataforma Jubarte, o cadastro ativo e atualizado no E-Cidade, de acordo com a função que exerce na escola, e ainda realizar o cadastro do cursista no primeiro acesso/login na página da Formação.

Após confirmada a inscrição, o servidor deverá imprimir ou “printar” o cartão de confirmação com QRcode para a palestra e turno desejada. É necessário ter o QRcode de confirmação em mãos para entrada no evento.

Não serão aceitas inscrições por e-mail e não serão aceitas inscrições via “Fale Conosco”.

A aferição de presença do servidor estará atrelada à leitura do QRCode durante o evento.

PROGRAMAÇÃO – Nesta edição, a programação da Jornada Pedagógica será recheada de atividades motivacionais, com abordagens nas áreas da Tecnologia e Inovação, Avaliação da Aprendizagem, Pedagogia de Projetos, Planejamento, Gestão de Pessoas, Relacionamento Professor/Aluno, entre outros.

A primeira palestra será com o professor Vasco Moretto, com tema “Planejando a educação para as competências”, às 8h. A programação segue com Liliam Bacich, às 13h, que tratará sobre “Metodologias Ativas e Steam”. Às 18h, será a vez de Eduardo Valladares subir ao palco com a palestra “Aprendabilidade: como criar novos futuros”.

Já o segundo dia de palestras terá início às 8h com os irmãos Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco, com tema “Educar para a diversidade: 5 pilares da Educação inclusiva”.

Finalizando o evento, às 13h, o pedagogo, filósofo e doutor em Educação Moacir Gadotti discursará sobre “A escola dos meus sonhos”.