Jovens debatem sobre saúde
Publicada em: 2 de julho de 2008 - 08h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMParticipantes do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente criaram maquete da unidade de Nova Cidade
Nesta terça-feira, 1º de julho, os jovens participantes do Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Adolescente (Nasa) apresentaram uma maquete do Centro de Saúde de Nova Cidade, onde funciona o núcleo. O trabalho realizado pelo grupo é resultado dos debates, entre os jovens e a equipe da unidade, sobre saúde e cidadania, e servirá de base a outras atividades.
Durante a apresentação, os adolescentes falaram sobre os serviços oferecidos na unidade e sobre a importância do núcleo. A produção da maquete envolveu todos os jovens e serviu para sensibilizá-los quanto ao papel de cada um na construção da cidadania.
A coordenadora do Nasa, Andréa Viana, relacionou o evento ao objetivo principal da iniciativa.
“Falar sobre saúde do adolescente é muito mais do que discutir sobre doenças sexualmente transmissíveis. É conversar sobre o dia-a-dia do jovem, suas ansiedades, dúvidas, dificuldades, sobre saúde integral”, disse a coordenadora.
O Nasa oferece, além da consulta de saúde tradicional, um atendimento integral aos adolescentes, de 10 a 19 anos, que participam de reuniões semanais, onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano, como amizade, relação familiar, autoestima, vida sexual, entre outros.
Os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por médico clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, dentista, técnico de higiene dental e educador.
Além do Centro de Saúde de Nova Cidade, o Nasa também conta com um grupo no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.


