• Você está em

• Assistência Social

Jovens do Geração Aprendiz aprendem sobre comunicação e TI

• Foto: divulgação
    Os jovens conheceram mais sobre o processo de criação e mídias sociais.
  • Foto: Jorge Ronald
    Fotógrafos e cinegrafistas deram dicas de imagens para os jovens.
Publicada em: 7 de Fevereiro de 2023 - 15h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O fotógrafo Jorge Ronald deu dicas práticas sobre a fotografia e contou sua história sobre como entrou na profissão. Foto: divulgação
João Vileti e Kauã Vinícius da Silva experimentaram na prática um pouco da rotina do Departamento de Jornalismo. Foto: Divulgação
Os jovens conheceram mais sobre o processo de criação e mídias sociais. Foto: Divulgação
Os jovens aprenderam sobre os diversos departamentos da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação. Foto: Divulgação
Fotógrafos e cinegrafistas deram dicas de imagens para os jovens. Foto: Jorge Ronald

Como parte da nova fase do Projeto Geração Aprendiz, da Prefeitura de Rio das Ostras, os jovens participantes estão experimentando as diversas possibilidades profissionais a partir de vivências práticas nas secretarias municipais. Nesta terça, dia 7, cerca de 40 integrantes do Projeto estiveram na Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, na sede da Prefeitura.

Pela manhã, os jovens foram recepcionados pelos servidores, com direito a um delicioso café da manhã e puderam conhecer um pouco sobre cada departamento. Os participantes aprenderam noções de fotografia, filmagem, publicidade, criação, reportagem, assessoria de imprensa, tecnologia da informação, administração e outras áreas existentes dentro da Assessoria.

João Vileti e Kauã Vinícius da Silva experimentaram na prática um pouco da rotina do Departamento de Jornalismo. Enquanto João entrevistava a jornalista Luciane Chame, Kauã filmava pelo telefone celular. O repórter tirou suas dúvidas sobre o campo da Comunicação, numa simulação de entrevista ao vivo.

“Eu já gravei vários vídeos para o canal do Youtube. Eu gosto desta atividade. Gosto de música também. Adorei conhecer o Centro de Formação Artística da Fundação de Cultura. Estou aprendendo demais nestas visitas às secretarias”, contou João, de 17 anos.

O fotógrafo Jorge Ronald deu dicas de fotografia e os jovens puderam registrar a própria vivência do grupo na Unidade,  utilizando as máquinas e praticando a atividade fotográfica. “Adoro este universo de imagem. Estou encantada com a nova aprendizagem”, disse Uemily Vieira de Souza, de 17 anos.

As ações e atividades do Projeto são desenvolvidas em parceria entre todas as secretarias municipais, que contribuem para a formação para o mundo do trabalho e para o despertar de novos conhecimentos que possam agregar a sua vida escolar e pessoal.

“É uma grande alegria receber o Projeto Geração Aprendiz aqui na Assessoria e partilhar o que fazemos diariamente no que se refere ao nosso setor. É preciso criar oportunidades para a juventude, para que percebam suas habilidades e aptidões”, disse Cíntia Castro, assessora de Comunicação e Tecnologia da Informação.