O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Limpeza dos piscinões beneficia moradores de Cidade Praiana e região

  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Prefeitura faz limpeza das Bacias de Detenção para minimizar o risco de alagamentos
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Canal de Medeiros e o Rio Jundiá também foram contemplados pelo Programa Limpa Rio do Inea
Publicada em: 27 de Março de 2025 - 17h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Prefeitura faz limpeza das Bacias de Detenção para minimizar o risco de alagamentos Foto: Jorge Ronald
Canal de Medeiros e o Rio Jundiá também foram contemplados pelo Programa Limpa Rio do Inea Foto: Alexandre Leite

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está realizando uma ação essencial para reduzir os impactos das chuvas do início do outono. Na segunda-feira, 24, as equipes iniciaram a limpeza das Bacias de Detenção, popularmente conhecidas como “piscinões”, estruturas fundamentais para conter temporariamente grandes volumes de água pluvial e minimizar o risco de alagamentos.

A ação, realizada em parceria com o Programa Limpa Rio do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, envolve a remoção de vegetação, areia e sedimentos acumulados ao longo dos anos, recuperando a capacidade total de armazenamento das águas nos piscinões. Esse serviço não era feito há muito tempo, comprometendo em até 70% a operação das unidades e agravando os alagamentos, especialmente nas localidades de Cidade Praiana e Cidade Beira Mar. Diante desse cenário, o prefeito Carlos Augusto determinou a imediata limpeza e desassoreamento das bacias para garantir mais eficiência no escoamento da água das chuvas.

A limpeza começou pela bacia da Rua Pacífico Jardim e, em seguida, seguirá para a bacia localizada na Rua Goiás. Além disso, as equipes do SAAE estão avaliando a recuperação das bombas e componentes eletrônicos das unidades, que estavam sucateados. “Cada bacia deveria operar com um conjunto de seis bombas, mas a atual gestão encontrou apenas uma funcionando em cada unidade”, contou Maycon Prata, presidente do SAAE.

O trabalho de recuperação está em andamento para que as bacias voltem a operar com sua capacidade total, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.

OUTRAS AÇÕES – Desde o início de março estão sendo realizados outros trabalhos de limpeza dos canais de drenagem de várias localidades da Cidade como Mar do Norte, Liberdade e Serramar.
Semana passada, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Subsecretaria de Serviços Públicos iniciaram a limpeza do Canal de Medeiros. O trabalho inclui a remoção de areia e sedimentos do fundo e a retirada do lixo depositado irregularmente dentro dos canais, facilitando assim o escoamento das águas pluviais.
O Canal de Medeiros e o Rio Jundiá também foram contemplados pelo Programa Limpa Rio do Inea.

As equipes de manutenção também estão atuando na limpeza de ralos e na desobstrução da rede de drenagem em várias ruas da Cidade.

Pesquisa no Portal