• Você está em

• Página inicial
  • Assistência Social

Maio é mês de campanha de proteção à criança e adolescente

• Foto: divulgação
Publicada em: 1 de Maio de 2023 - 08h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Lei Henry Borel, dia 3, e campanha Faça Bonito, dia 18, estão no calendário de ações da Prefeitura neste mês. Foto: divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras abraçou duas campanhas importantes que protegem crianças e adolescentes da violência sexual e morte. Em 3 de maio de 2022, foi aprovada a Lei Federal Herny Borel, que torna hediondo o assassinato de menores de 14 anos e aumenta punições para os crimes de injúria e difamação cometidos contra estas meninas e meninos. Em 18 de maio de 1973, a pequena Araceli, de 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A mobilização social fez com que fosse gerada uma campanha chamada “Faça Bonito” que visa proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.

Em Rio das Ostras, a Prefeitura realizará várias ações para mobilizar a população contra qualquer violência a crianças e adolescentes. O objetivo é que todo cidadão contribua para denunciar possíveis abusos e colabore com a mobilização coletiva. A programação contará com rodas de conversa, caminhadas, divulgação de cartazes, panfletagem e mobilização comunitária. Além disso, a imprensa será mobilizada com entrevistas na rádio Hits, Rota 22, Cidade 24 horas e nas redes oficias da Prefeitura de Rio das Ostras.

As ações vão envolver estudantes, usuários e técnicos da assistência social municipal e saúde, jornalistas, universitários, professores, participantes de programas voltadas para adolescentes e jovens. A programação está prevista para acontecer nas unidades da secretaria de Assistência Social, Estratégia de Saúde da Família, Universidade Federal Fluminense e na ONG Égide.

A programação completa será divulgada em breve pelas redes oficiais do Município.