Mais de 36 mil pessoas são imunizadas contra gripe

• Foto: Allexandre Costa
    A Campanha terminou com mais de 36 mil pessoas imunizadas em Rio das Ostras
    Campanha foi realizada em quatro etapas com grupos prioritários
    Grupo com mais pessoas vacinadas foi o de idosos
Publicada em: 3 de julho de 2020 - 18h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Campanha terminou com mais de 36 mil pessoas imunizadas em Rio das Ostras Foto: Allexandre Costa
Campanha foi realizada em quatro etapas com grupos prioritários Foto: Divulgação
Grupo com mais pessoas vacinadas foi o de idosos Foto: Divulgação

Com pouco mais de três meses de duração, a Campanha de Vacinação contra a Gripe – Influenza se encerrou na última terça-feira, 30 de junho. Em Rio das Ostras o saldo foi de 36.547 pessoas imunizadas, que fazem parte dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde.

Durante toda a campanha, que foi dividida em quatro fases, além das unidades de Saúde, o Município contou com mais três pontos de apoio para imunização: o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente – NASCA; Serviço de Atendimento Especializado – SAE e Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros. Em algumas fases, a Guarda Civil Municipal também esteve dando suporte aos profissionais da Saúde.

Os grupos prioritários foram os idosos e profissionais da Saúde; motoristas e cobradores de transporte coletivo; profissionais das Forças de Segurança e de Salvamento; caminhoneiros; crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; gestantes; mães no pós-parto, pessoas com deficiência e portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

O grupo com o número mais representativo foi o de idosos, com mais de 18 mil imunizados, e em segundo, o grupo de pessoas com comorbidades, que foi de 5.374.

De acordo com a técnica em Enfermagem da Divisão de Imunização de Rio das Ostras, Natália dos Santos Couto Lopes, o Município conta ainda com 600 doses da vacina contra a gripe, que serão destinadas a crianças de seis meses a menores de seis anos de idade e gestantes, que são do grupo que não atingiu a meta vacinal durante a campanha. Para quem desse grupo não se vacinou, as unidades de Saúde estão atendendo nos seus horários de rotina.

Natália destacou ainda que a campanha de vacinação contra Influenza foi de suma importância nesse momento de pandemia, mesmo sabendo que a vacina não previne contra a Covid-19, sendo que a mesma ajuda no diagnóstico do Coronavírus e previne contra o vírus da H1N1 e outros vírus respiratórios.

“Tivemos uma boa adesão da população esse ano, os idosos superaram os números estimados pelo Ministério da Saúde e os demais grupos eleitos marcaram presença nas unidades de saúde. O Município lançou estratégias para realizar a vacinação, o que também ajudou em atingir a cobertura vacinal dos grupos eleitos”, completou Natália.