• Esporte

Medalhista Olímpico Claudinei Quirino ministra palestra em Rio das Ostras

Publicada em: 21 de outubro de 2021 - 11h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto: Divulgação

Evento promovido pela Rede SESC-RJ, e que tem apoio da Prefeitura de Rio das Ostras,  será na próxima terça-feira, dia 26.

O medalhista pan-americano e Olímpico Claudinei Quirino, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, estará em Rio das Ostras na próxima terça-feira, dia 26 de Outubro, para participar de palestra e vivência promovida pelo projeto Rede SESC RJ + Esporte, na quadra do Colégio Municipal América Abdalla, em Nova Esperança.

A palestra tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por intermédio da Sub-secretaria de Esporte e Lazer, e tem início previsto às 10h.  Mas atenção:  O evento será aberto apenas para alunos da rede municipal de ensino e todos os protocolos de higiene, distanciamento social e uso de máscaras deverão ser seguidos pelos participantes.

Claudinei Quirino é um dos mais conhecidos e vitoriosos nomes do atletismo brasileiro. Foi descoberto por um técnico de atletismo aos 21 anos de idade e acabou se tornando um dos maiores velocistas do país, participando de provas nacionais e internacionais, além de ter seu nome marcado nos Jogos Pan-americanos e nas Olimpíadas.

Nos mundiais de atletismo, seus maiores resultados foram as medalhas de Prata nos 200 metros rasos, e bronze no revezamento 4X100 na edição de 1999, realizada em Sevilla na Espanha.

Claudinei também tem seu nome registrado nos pan-americanos de 1999 (Winnipeg), quando ganhou a medalha de Ouro nos 200 metros rasos, e 2003 (Santo Domingo), ao participar da equipe brasileira do revezamento 4×100 – ouro na competição.

Mas o nome de Claudinei Quirino está definitivamente marcado na história do atletismo brasileiro com sua participação na equipe brasileira do revezamento 4×100 metros rasos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Quirino formava o quarteto com Edson Luciano, André Domingos e Vicente Lenílson.

Ele também é dono do recorde sul-americano dos 200 metros rasos com a marca de 19,89s, e é o recordista no revezamento 4x100m rasos com o tempo de 37,9s.

Criado em orfanato até os 17 anos e ex-funcionário de um posto de combustíveis e uma lanchonete em sua cidade natal, Lençóis Paulistas, Claudinei traz em sua palestra o exemplo de que o esporte pode servir de combustível para que os jovens acreditem em seus potenciais e busquem um futuro digno e vitorioso.

A palestra, realizada pelo SESC e Sindicomércio do Município, tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por intermédio da Sub-secretaria de Esporte e Lazer, e tem início previsto às 10h.  A quadra do Colégio Municipal América Abdalla fica na Rua Carlos Viana, S/N, Nova Esperança.