Missão na França rende visibilidade internacional
Publicada em: 3 de agosto de 2005 - 16h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA missão oficial cumprida pelo prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, e pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Afonso, na região da Alsácia, na França e na República Tcheca, aproximou Rio das Ostras de algumas das cidades do mundo que mais investe em turismo rural.
Em função do sucesso conquistado por Rio das Ostras na implantação do turismo rural no município, o prefeito Carlos Augusto recebeu do IRCOD – Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento de Alsácia – o convite para participar de uma missão técnica de intercâmbio de turismo rural que aconteceu na França, entre os dias 22 de julho e 1º de agosto.
Durante a estada do prefeito – que viajou com uma comitiva formada pelos secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Celso Goulart; de Comunicação Social, Sheyla Senis; de Fazenda, João Batista Gonçalves; e de Bem-Estar Social, Márcia Almeida – Rio das Ostras recebeu homenagens, e todos os membros da comitiva participaram de eventos e conheceram projetos nas áreas eco-rural e cultural, conquistando um espaço importante para o município no turismo mundial.
Cooperação Técnica
O primeiro compromisso da delegação de Rio das Ostras foi um encontro com o Presidente do Conselho de Administração do IRCOD, Julien Haas, e com o Presidente do Sindicato de Hoteleiros e Proprietários de Restaurantes da Alsácia, Martin Heet, quando o prefeito Carlos Augusto foi homenageado pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente do Executivo Municipal.
No segundo dia da viagem, o prefeito e o presidente da Câmara, vereador Carlos Afonso participaram da Caminhada na Natureza realizada pelo IRCOD na Alsácia, juntamente com o presidente da Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP), Charles Hermann, e toda diretoria da instituição. À tarde, a delegação de Rio das Ostras fez uma visita oficial ao Ecomuseu da Alsácia – museu a céu aberto que reúne 70 construções seculares, coloniais e ateliês de artesãos em um parque com quase 25 hectares de campos, florestas e rios, que insere o visitante em ambiente que remonta à Idade Média e faz parte do circuito rural local.
O prefeito Carlos Augusto, o presidente da Câmara, Carlos Afonso, e demais participantes da comitiva também conheceram o Parque Natural Regional de “Vosges do Norte”, onde foram recebidos pelo diretor Jean Marie Henry e pelo presidente da Associação de Departamentos de Turismo da Alsácia, Jean Klinkert.
O Parque, reconhecido pela UNESCO como a primeira “Reserva de Biosfera” internacional na Europa, tem como base uma política inovadora de gestão e desenvolvimento econômico, social e cultural auto-sustentável, sem impacto ambiental.
Durante a visita, o prefeito assinou um termo de cooperação técnica com os profissionais franceses, garantindo a Rio das Ostras troca de experiências na área eco-rural.
Já na República Tcheca, na cidade de Pilsen, o prefeito Carlos Augusto e o vereador Carlos Afonso foram recebidos no Gabinete da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) pelo presidente e vice-presidente da instituição, Odd Ruud e Lynn Clark, e pelo presidente dos Circuitos Eco-Rurais da Tchecoslováquia, R. Mosser, onde conheceram o trabalho local na área do turismo rural.
Em seguida, ainda com os representantes do IVV, Carlos Augusto foi recebido pelo prefeito de Pilsen, Miroslay Kalous, que ofereceu a Rio das Ostras um estande, uma palestra para imprensa internacional e a divulgação em revista especializada durante a realização do Salão de Turismo e Viagens da França, que acontecerá em novembro próximo, em Colmar, na Alsácia.
Durante a reunião com o presidente de Pilsen, também foi oferecido a Rio das Ostras um “Funtur” (visitação) com agentes cooperados, que será realizado no ano que vem.
Ainda foram discutidos assuntos como a realização de intercâmbio com produtores rurais e técnicos especializados em 2006; a divulgação dos circuitos rurais brasileiros na França através de portais e links na internet; acordos de cooperação técnica entre a Prefeitura de Rio das Ostras, o IRCOD e a Associação Brasileira de Turismo Rural – ABRATURR-RJ; a possibilidade da realização de uma Olimpíada Popular no Brasil daqui a quatro anos; o acerto para a visita do conselheiro de agricultura da Alsácia, Jean Paul Meirad, em setembro de 2006 a Rio das Ostras; a adesão do Circuito Eco-Rural de Rio das Ostras à Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP); a inclusão do nosso Circuito nos catálogos nacionais e internacionais de Esportes Populares; o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário à agricultura familiar da região de Cantagalo, em Rio das Ostras; e a inclusão dos circuitos de bicicleta no Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil.
Nos últimos dias do Intercâmbio Técnico, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, o presidente da Câmara, Carlos Afonso, e os demais integrantes da comitiva participaram das Olimpíadas de Esportes Populares de Pilsen, onde Rio das Ostras participou do desfile de delegações.
A Olimpíada de Pilsen é uma grande festa, em que se confraternizam as famílias de vários países através do esporte.
Novas Experiências
Durante a missão técnica, os representantes dos municípios de Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Araruama e São Miguel do Iguaçu no Paraná, além de representantes dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário, da EMATER e do governo Estadual tiveram oportunidade de conhecer os circuitos temáticos gastronômicos, participar de caminhadas da natureza e da Olimpíada de Esportes Populares; conhecer a transformação de áreas degradadas em produtos turísticos com o resgate da história e cultura local; visitar o Parque Nacional de Preservação do Meio Ambiente e conhecer como os franceses e os tchecos conseguiram conciliar meio ambiente com atividades turísticas responsáveis.
MULTIPLICAR CONHECIMENTOS – Segundo o prefeito Carlos Augusto, o principal objetivo deste intercâmbio foi adquirir conhecimento e poder adequá-lo a realidade de Rio das Ostras, por isso, todo o material (vídeos e fotos) e as experiências serão apresentados à comunidade de Cantagalo, e aos proprietários de meios de hospedagens e bares e restaurantes, a fim de que esses conhecimentos sejam multiplicados e possam contribuir para o desenvolvimento do turismo local.