Mobilização nas redes sociais promove reencontro
Publicada em: 11 de Fevereiro de 2014 - 09h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAlegria estampada no olhar de quem encontra e de quem é encontrada. Graças a uma mobilização nas redes sociais, feita pelo facebook da Prefeitura de Rio das Ostras, Crélia Abreu Araújo e a filha dela, Aline Araújo, puderam novamente se abraçar. O encontro aconteceu nesta terça, 11, no Hospital Municipal de Rio das Ostras.
Tudo começou em 19 de novembro do ano passado, quando Dona Crélia, que tem lapsos de memória, acabou se perdendo da família, e foi encontrada desorientada e sem documentação por uma ambulância do Pronto-Socorro Municipal. Ela foi encaminhada para exames médicos e, posteriormente, para o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, onde uma busca minuciosa foi feita durante todo esse tempo, porém, nenhum parente foi localizado no endereço fornecido por ela, na cidade de Campos dos Goytacazes.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a divulgação da foto da Dona Crélia feita na internet foi importante e decisiva, uma vez que ela chegou a mencionar que seu nome era outro. “Fico muito feliz em perceber que a mobilização nas redes sociais surtiu efeito rápido. Em menos de 24 horas os parentes já tinham conhecimento de que ela estava aqui conosco”, comentou.
“Um amigo viu a foto da minha mãe no Facebook e me avisou. Logo entramos em contato com o Creas de Rio das Ostras, onde fomos atendidos rapidamente e com muito carinho. Graças a Deus e ao trabalho de divulgação feito pela internet, pudemos encontrar minha mãe”, comentou Aline, que levou dona Crélia para morar com ela. “Agradeço a todos pela ajuda e atenção”, finalizou Aline.
NÚMEROS – Desde que a foto da dona Crélia foi publicada no Facebook da Prefeitura de Rio das Ostras, foram mais de 2 mil compartilhamentos e centenas de comentários e mais de 86 mil visualizações. Para o analista de Mídias Sociais do Departamento de Internet da Secretaria Municipal de Comunicação, Patrick Gomes, o trabalho de divulgação foi fundamental. “Ficamos muito felizes em saber que, por meio das mídias sociais, conseguimos ajudar”, comentou.