• Gestão Pública

Moradores apontam áreas prioritárias de investimentos públicos

• Foto: Gabriel Sales
    Reuniões setoriais aconteceram nas localidades
Publicada em: 15 de julho de 2019 - 16h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Reuniões setoriais aconteceram nas localidades Foto: Gabriel Sales

Desde o dia 4 de abril deste ano uma série de encontros aconteceram nas 15 áreas geográficas, onde os membros do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo – CMPOP de Rio das Ostras discutiram e apresentaram propostas visando os investimentos e a aplicação de recursos públicos feitos pela Administração Municipal.

De forma presencial e online, pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/poponline, os munícipes puderam participar votando e destacando suas prioridades em investimentos dos recursos públicos.  Ao todo, foram 1841 votos online.

Para o prefeito Marcelino Borba é fundamental a participação de todos para que a cidade atenda os principais anseios dos moradores. “A obrigação em executar as melhorias é da Prefeitura, mas a parceira da população para fiscalizar as demandas é muito importante. Por isso que o POP – Programa de Planejamento e Orçamento Participativo deve ser cada vez mais fortalecido”, disse o prefeito.

Para cada setor do POP são destinadas representações civis, com vagas reservadas para cidadãos que atuam em diversas frentes da sociedade. Um fato inédito que aconteceu este ano foi que,  pela primeira vez, as Associações de Moradores puderam indicar representantes para concorrer a composição dos conselheiros.

Segundo Mário Baião, secretário Municipal de Gestão Pública, uma grande conquista veio com a Lei que norteia o Planejamento e Orçamento Participativo, onde vários temas puderam ser definidos, entre eles o número de participantes por setor geográfico, além de instituir o debate com a Comissão Executiva do POP dos três instrumentos orçamentários de planejamento, que são: PPA, LDO E LOA.

“Com a implantação da Lei 2159/2918, de 23/11/2018, conseguimos instalar uma dinâmica nova, transparente, legal e com, principalmente, efetiva participação popular”, destacou Mário Baião