Mostra Ciência Móvel tem público recorde na Cidade
Publicada em: 28 de novembro de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRio das Ostras encerrou a exposição “Ciência Móvel: Vida e Saúde Para Todos” com sucesso, tendo alcançado o maior público do evento em 2017. Durante cinco dias, a mostra recebeu 10.700 estudantes, professores e visitantes no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, no Jardim Mariléa. Coordenado pelo Museu da Vida, da Fiocruz, a mostra reuniu 20 experimentos interativos, cine e planetário digital. O evento aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro.
O Cine Ciência Móvel fez 91 sessões, atendendo 3223 visitantes, com uma média de 35 visitantes por sessão. Foram exibidos filmes da série “Um Cientista, Uma História” sobre os brasileiros Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Maurício Rocha e Silva e Johanna Dobereiner. Também foi apresentada a cientista Bertha Lutz com um curta da série “Ciências em Gotas”.
Outra atração muito concorrida foi o Planetário Digital “Universo sobre Rodas”, que realizou 60 apresentações, atendendo 2400 visitantes. A peça teatral “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” foi levada pelo Ciência Móvel em quatro escolas, totalizando oito apresentações e um público de 3219 estudantes.
A peça, planejada em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis e o hábito de fazer o teste do vírus da Aids.
ATRAÇÕES – Entre as atrações levadas pela unidade móvel do Museu da Vida estavam a bancada de microscopia, os modelos anatômicos, sistemas vitais, as câmaras escuras e os modelos de olho, além de brincadeiras com os espelhos sonoros. As viagens do caminhão da ciência da Fiocruz são feitas há 11 anos. Nesse período, pelo menos 640 mil pessoas se divertiram com atividades relacionadas à ciência, desenvolvidas em mais de 150 viagens a cidades da Região Sudeste do País.
PATROCINADORES – O Ciência Móvel é uma iniciativa com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da EDF Norte Fluminense – empresa do Grupo Electricité de France (EDF), Droga Raia e Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O caminhão da ciência também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Em Rio das Ostras, a mostra teve os patrocínios da Sinal Construtora, Den Jud e Viação Ouro Negro.