Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Mostra na Casa de Cultura leva a refletir sobre a igualdade

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A figura sem rosto revela a igualdade dos seres
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Casais sem rostos mostram a universalidade dos sentimentos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Cores vivas e colagens estão reunidas nas obras
Publicada em: 3 de julho de 2019 - 11h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Figuras sem rosto, que podem representar qualquer pessoa, cores vivas e colagens compõem os trabalhos da artista plástica Valéria Lobo, reunidos na exposição “Poética”. A mostra pode ser visitada até dia 2 de agosto na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, em Rio das Ostras.

Para compor as telas, Valéria trabalha com colagens de diversos materiais como tecidos, linhas, papéis, com a intenção de criar texturas e volumes táteis. Ela também utiliza tintas variadas como PVA, acrílica e óleo.

A artista explica que a série de figuras humanas fala do fascínio que tem pela evolução do ser. “Em cada uma delas tento expressar o que não consigo colocar em palavras ou em qualquer outra forma de expressão artística”, explica.

São figuras femininas e de casais sem rostos, envoltos em luz e cor, que trazem variados sentimentos. “Os personagens se definem no olhar do expectador. Para mim significam igualdade, já que somos iguais e singulares ao mesmo tempo”, completa.

TRAJETÓRIA – Carioca, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Valéria atua como professora. Desde 2000, mora e leciona em Macaé para alunos do Ensino Fundamental II, além de ministrar oficinas de mosaico e pinturas diversas em tecidos.

Como professora, fala da importância de despertar nos alunos um olhar mais sensível a tudo que os rodeia. Segundo Valéria, para a arte gerar autoconhecimento é preciso prestar atenção às nossas perguntas internas em busca de respostas. “Meu trabalho me leva a uma viagem para dentro de mim mesma e o que encontro ressoa com o que vejo e sinto externamente”, conclui.

 

SERVIÇO:

Exposição: “Poética”, de Valéria Lobo

Local: Casa de Cultura Bento Costa Júnior

Endereço: Rua Bento Costa, 70, Centro

Período: 03/07 a 02/08

Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; sábados, de 13h30 às 17h30

 

A figura sem rosto revela a igualdade dos seres Foto: Divulgação
Casais sem rostos mostram a universalidade dos sentimentos Foto: Divulgação
Cores vivas e colagens estão reunidas nas obras Foto: Divulgação

 

Pesquisa no Portal