Mulheres atendidas pelo Cras Norte concluem curso de maquiagem
Publicada em: 19 de setembro de 2019 - 16h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCom mulheres mais bonitas e empoderadas. Foi assim que terminou o Minicurso de Maquiagem para mulheres atendidas no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Norte, no Cláudio Ribeiro (Âncora), nesta quarta-feira, dia 18 de setembro.
O Minicurso de Maquiagem, que teve duração de três semanas, fez mudar a visão de mundo de um grupo de mulheres do Serviço de Proteção e Atendimentos Integral à Família – Paif. Segundo a consultora de beleza, Ana Paula Gravitol, que ministrou o curso, foi um período de muito aprendizado e autoconhecimento para todas que participaram.
A consultora disse que a proposta inicial era passar técnicas de automaquiagem que pudessem despertar o olhar para o empreendedorismo. Mas com o tempo, percebeu que se tratava de muito mais, pois foi feito ali uma valorização da mulher. “Muitas chegaram com autoestima baixa e usaram o curso como terapia. Além das técnicas, as participantes voltaram a se admirar mais, dar importância para se cuidar e recobraram uma postura até corporal. Dar apoio a essas mulheres foi muito gratificante e enriquecedor para mim e acredito que para elas também”, ressaltou Ana.
Durante o curso, o grupo aprendeu técnicas de cuidados com pele, esfoliação, como usar os pincéis e outras. Para Neiviane Faria Neves, de 30 anos, que é atendida pelo Paif e está desempregada há um ano, foi uma grande experiência.
“A professora foi muito paciente e ensinou passo a passo. Gostei muito porque vi uma oportunidade de me profissionalizar e aperfeiçoar nesse trabalho, pois é um mercado que está crescendo. Agora já conheço as técnicas e, além disso, me sinto mais bonita e com forças para continuar”, disse a participante.
AUTOESTIMA – A diretora do Cras Norte, Caroline Magalhães, destacou que são mulheres em extrema vulnerabilidade social e que atividades como essa elevam muito a autoestima das usuárias.
“Foi uma troca muito boa, pois todas passam dificuldades e saem daqui mais fortalecidas. Foi visível a evolução de como chegaram e como tudo mudou na vida delas. Até adotaram o nome “Grupo das Poderosas” para dar continuidade aos encontros e isso só traz alegria para todos nós”, acrescentou Caroline.


