Mundial de Jiu-Jitsu reuniu cerca de 1200 atletas
Publicada em: 13 de junho de 2016 - 16h58 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO público lotou o Ginásio Benedito Zarour, no Jardim Marilea, para assistir ao Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu- Região dos Lagos 2016, no último sábado, dia 11. A competição reuniu as modalidades com quimono (Gi) e sem quimono (NoGi), disputadas por homens e mulheres. Competiram atletas desde o infantil, a partir de 4 anos, até a categoria Master. Quase 1200 lutadores estão participando, alguns deles já campeões mundiais e brasileiros.
O campeonato contou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Olímpico, deve seguir até a noite. Ao final, os três melhores de cada categoria disputaram o troféu de Campeão Absoluto.
Entre os competidores estava Ricardo Braga, o Ricardo Capoeira, de Rio das Ostras. Faixa-preta da modalidade, ele já conquistou por 5 vezes esse mundial, categoria super-pesado, e há dois anos treina o exercito de Abu-Dabi, capital dos Emirados Árabes.
“O Jiu-Jitsu não é só uma luta. A gente trabalha o fortalecimento do caráter, a disciplina. É importante para a formação das pessoas”, disse o atleta. Para ele, a realização desse tipo de competição contribui para fortalecer o esporte na cidade e na Região.
“Com esses eventos, Rio das Ostras melhora o nível das competições. È uma ótima iniciativa. Esperamos que haja outros campeonatos”, opina Luciano Malafaia, campeão brasileiro de Jiu Jitsu pela Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu Jitsu (LERJJI) e campeão sulamericano pela Federação Brasileira de Jiu Jitsu.
A competição foi promovida pela MRBS Eventos com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Os alunos do Projeto Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer se destacaram e obtiveram bons resultados na classificação individual. Resultados: