Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Curso de plantas alimentícias: inscrições abertas

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O Curso está com inscrições abertas e será realizado no dia 16, no Parque dos Pássaros
Publicada em: 10 de outubro de 2018 - 11h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Curso está com inscrições abertas e será realizado no dia 16, no Parque dos Pássaros Foto: Divulgação

Mais um curso interessante da área ambiental será ministrado em Rio das Ostras. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoverá na próxima terça-feira, dia 16 de outubro, às 18h, no Parque dos Pássaros, o curso sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas PANCs. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: eventos.semap@gmail.com

Segundo o professor Gilberto Dolejal Zanetti, da UFRJ, que ministrará o curso, as PANCs fazem parte de um conceito novo no Brasil, que teve início em 2008 e, tem referência com a diversificação e autonomia da nossa alimentação.

“As plantas alimentícias não convencionais são aquelas que não comemos por falta de costume ou de conhecimento. Se referem a partes das plantas que podem ser consumidas cruas ou após preparo culinário”, ressaltou.

Ainda de acordo com o professor, por ser um país tropical, o Brasil tem uma biodiversidade grande a ser pesquisada. Estima-se em torno de 10 mil espécies nativas com potencial uso alimentício. Atualmente, no mundo existe o uso de apenas 200 espécies, aproximadamente.

O Parque dos Pássaros fica localizado no final da Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa.

Pesquisa no Portal