Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município adota esquema de vacinação em dose única contra o HPV

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Público-alvo deve comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência
  • Foto: Claudio Neves
    Descrição da foto
    Para receber a vacina, o público-alvo deve estar munido de documento de identificação e caderneta de vacinação
Publicada em: 16 de Abril de 2024 - 16h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto de uma mão com uma seringa aplicando a vacina no braço
Público-alvo deve comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência Foto: Matheus Müller
Mão anota as vacinas na caderneta de vacinação
Para receber a vacina, o público-alvo deve estar munido de documento de identificação e caderneta de vacinação Foto: Claudio Neves

Vacina se destina ao público de 9 a 14 anos. Jovens de 15 a 19 que não foram imunizados também podem buscar os postos

A partir deste mês, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras passa a aplicar em dose única a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes – meninos e meninas – de 9 a 14 anos. A mudança segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio da Nota Técnica nº 41/2024, e tem como objetivo intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.

O Município também vai realizar a repescagem dos NÃO VACINADOS com idade entre 15 a 19 anos, que não receberam uma ou duas doses do imunizante no período recomendado pelo Ministério.

Para receber a vacina, o público-alvo deve comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, munido de documento de identificação e caderneta de vacinação, comprovando a ausência do imunizante.

O MS quer aumentar a adesão à vacinação, ampliar a cobertura e, consequentemente, evitar novos casos de câncer de colo do útero.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Lopes, esclareceu que o esquema de vacinação passa a ser finalizado com apenas uma dose.

“Antes, eram necessárias duas doses, com um intervalo de seis meses entre elas, para completar o esquema vacinal. Agora com as novas recomendações do Ministério da Saúde e as mais recentes da Organização Mundial da Saúde, acreditamos que teremos ainda mais sucesso na vacinação, já que em uma dose é possível ter a proteção”, contou.

DADOS – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

OUTROS PÚBLICOS – Além de meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos, também podem ser vacinados contra o HPV pessoas de 9 a 45 anos de idade vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressora, além de vítimas de abuso sexual. Nesses casos, o esquema de vacinação permanece em três doses: duas doses com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose e a terceira dose seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Também podem ser vacinadas pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), independentemente da idade, com esquema próprio.

Pesquisa no Portal