• Você está em

• Página inicial
  • Saúde

Município amplia oferta de mamografia e incentiva diagnóstico precoce no Outubro Rosa

• Foto: Mauricio Rocha
    O diagnóstico precoce do câncer salva vidas.
Publicada em: 7 de outubro de 2021 - 09h20 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O diagnóstico precoce do câncer salva vidas. Foto: Mauricio Rocha

Outubro chega com a especial missão de voltar as atenções do mundo para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Rio das Ostras abraça a causa do Outubro Rosa e mobiliza a população e os profissionais de Saúde em torno da rápida identificação e prevenção da doença, para salvar as vidas de milhares de mulheres. Entre as ações da Campanha estão atividades de conscientização e a ampliação da oferta de mamografias, na Rede Municipal, para rastreamento.

Este ano, devido às restrições relativas à pandemia, a programação será realizada em atividades presenciais com públicos limitados, nas unidades de saúde, e por meio da Internet.

LANÇAMENTO OFICIAL – O lançamento oficial da Campanha será na próxima sexta-feira, 8 de outubro, às 12h, com a estreia do vídeo “A importância da detecção precoce do câncer de mama”, com a mastologista da Rede Municipal de Saúde, Dra. Laura Ferzeli.

O vídeo será divulgado na Página de Facebook da Prefeitura em https://www.facebook.com/RiodasOstrasGov

EXAMES – A pandemia da Covid-19 trouxe impactos em todos os setores da Saúde Pública. Um deles foi a redução dos exames de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. A rápida detecção da doença é importante para aumentar as chances de cura, sobrevida e qualidade de vida das pacientes.

“O objetivo da campanha é o rastreamento de casos de câncer de mama. Infelizmente, grande parte das mulheres está deixando de realizar os exames de rotina e prevenção e quando chegam ao ambulatório de mastologia, a doença já está em estágio avançado”, explica a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Michella Câmara.

As mulheres devem buscar as Unidades de Saúde para se informar sobre a necessidade de realização da mamografia. Será priorizado o agendamento das moradoras que estão com seus exames em atraso.

A equipe do COGA – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria está promovendo um mutirão de agendamento de mamografia, convocando mulheres que aguardavam o exame. Mulheres que estejam aguardando o exame de mamografia, caso não contactadas devem procurar o setor de agendamentos de exames. A mamografia de rastreamento deve ser feita por mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos, a cada dois anos, com ou sem sinais ou sintomas.

O COGA também está agendando os exames de ultrassonografia de mamas e chamando mulheres que estavam em espera elo exame.

SAÚDE DA MULHER – O Outubro Rosa é ainda uma oportunidade para chamar a atenção para a saúde integral das mulheres. As atividades nas unidades também vão reforçar a importância das mudanças de comportamentos de risco.

Também são objetivos da Campanha estimular a boa alimentação, reduzir o sedentarismo, esclarecer quanto ao uso abusivo de álcool e do tabagismo. As ações devem ainda sensibilizar a população feminina para a importância das práticas esportivas e integrativas com profissionais qualificados.

CONSULTAS – O Ambulatório de Mastologia funciona no Centro de Saúde Extensão do Bosque, atendendo pacientes com encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde. O agendamento é feito de forma presencial ou por telefone do Programa de Saúde da Mulher (22) 2777-2540.