Município apresenta situação da Saúde e dá início à Consulta Popular
Publicada em: 8 de agosto de 2025 - 16h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Além do formulário online para Consulta Popular, o Conselho Municipal de Saúde vai estar na Praça José Pereira Câmara, no Centro, da próxima segunda, 11, até a sexta, 15, das 9h às 16h, orientando e ajudando quem quiser contribuir para o Plano.
Rio das Ostras promoveu nesta sexta, 8 de agosto, uma Audiência Pública para apresentar à população uma análise da situação da Saúde no Município. O evento faz parte das etapas de elaboração do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026-2029.
Dar transparência a essas informações é importante para que a comunidade possa entender o atual cenário e contribuir com sugestões para a elaboração do Plano – documento fundamental que define as diretrizes, objetivos e metas da política de saúde do Município pelos próximos anos.
O evento desta sexta marca o início do período da Consulta de Participação Popular para elaboração do Plano. Até o dia 22 de agosto, a população poderá acessar um formulário online e indicar o que funciona bem, o que precisa ser melhorado e quais as sugestões para elaboração do Plano Municipal de Saúde. O formulário está disponível em www.riodasostras.rj.gov.br/saude-audiencias/
AUDIÊNCIA – A Audiência Pública reuniu gestores municipais, vereadores, técnicos, representantes do Conselho Municipal de Saúde e população em geral. Setores da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram os desafios e conquistas em suas áreas. Ao final, os gestores responderam dúvidas e ouviram sugestões do público presente.
Na abertura, o secretário de Saúde e vice-prefeito, Fábio Simões, destacou a importância histórica do evento e da elaboração conjunta e democrática do Plano Municipal de Saúde.
“Hoje é um dia muito importante, porque vamos falar do futuro. Na data de hoje vamos dar um start para montarmos o plano de 2026 a 2029. Para quem não sabe, este ano de 2025 não foi planejado por nossa equipe, e sim pela gestão anterior. De forma muito séria, limpa e com lisura, vamos agora montar esse plano de saúde pelos quatro próximos anos com ajuda da equipe técnica, mas também escutando completamente a população”, explicou Fábio Simões.
APRESENTAÇÃO – Os gestores da Secretaria de Saúde mostraram ao público o que envolve a Atenção Primária em Saúde, incluindo a Estratégia de Saúde da Família, e a Atenção Especializada. O público entendeu melhor como se compõem e funcionam a Atenção em Saúde Bucal, os Programas de Saúde e Áreas Técnicas, a Regulação Assistencial (que inclui os serviços do COGA – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria), a Assistência Farmacêutica, a área de Diagnóstico por Imagem, Diagnóstico Laboratorial, Vigilância em Saúde, Saúde Digital, o Orçamento e execução orçamentária da Saúde, a Ouvidoria e o Controle Social – representado especialmente pelo Conselho Municipal de Saúde.
AVANÇOS E DESAFIOS – Embora cada área da Saúde Municipal tenha sua especificidade, alguns desafios são comuns a várias delas. Os gestores mostraram que a atual Administração encontrou equipes subdimensionadas e infraestrutura insuficiente diante do aumento da população de Rio das Ostras nos últimos anos, além de falta de insumos.
Também foi apresentado como um problema a ser superado a falta de digitalização dos processos, dos recursos e estrutura tecnológica necessários ao bom funcionamento dos serviços e unidades. Por isso, é prioridade para a atual Gestão, modernizar, sistematizar e integrar o sistema de informação à saúde.
Mesmo com as dificuldades, nos primeiros meses da Administração, já houve conquistas importantes como os recursos obtidos junto ao Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que vai viabilizar a construção de uma nova unidade de saúde – para atender 16 mil pessoas, um novo Centro de Atenção Psicossocial – Caps, kits multimídia para implantação da Telessaúde, entre outros avanços.
Com mutirões de serviços e reorganização, áreas da Atenção Primária e da Atenção Especializada conseguiram ampliar o número de atendimentos, reduzir e até zerar listas de espera por consultas e por alguns exames.
PARTICIPAÇÃO NA PRAÇA – Pela primeira vez na história do Município, o Plano Municipal de Saúde será elaborado com participação direta dos moradores, por meio da Consulta de Participação Popular.
Além do formulário acessível de forma online, o Conselho Municipal de Saúde vai estar na Praça José Pereira Câmara, no Centro, da próxima segunda, 11, até a sexta, 15, das 9h às 16h, orientando e ajudando quem quiser contribuir para o Plano. Os representantes do Conselho também vão distribuir e recolher preenchidos formulários em papel para quem tiver dificuldade no uso da internet.
De 11 a 22 de agosto, também haverá pontos de apoio para os moradores que quiserem participar da Consulta, nas seguintes unidades de saúde: ESF Cantagalo, ESF Rocha Leão, Mar do Norte, Nilson Marins (Cidade Beira Mar), Nova Cidade, Dona Ediméia (Nova Esperança) e Clínica da Família (Âncora).
PRESENÇAS – Além do secretário de Saúde, Fábio Simões, participaram da Audiência Pública, a subsecretária de Atenção Primária, Rosimeri Azevedo, a subsecretária de Atenção Especializada, Deiva Motta, o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Evandro Minguta e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Oliveira Gomes. Representando o Legislativo Municipal, estiveram presentes os vereadores Orlando Ferreira Neto, Ronald Medeiros, Rodrigo Jorge Barros e Leonardo de Paula Tavares. Representantes da sociedade civil e moradores também prestigiaram o evento.