Município cobra melhorias nos serviços da Rio+Saneamento
Publicada em: 2 de junho de 2025 - 15h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A partir do levantamento das principais demandas da população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, autarquia municipal de Rio das Ostras, convocou nesta segunda, 2, gestores da Rio + Saneamento para cobrar melhorias nos serviços e alinhar ações em conjunto. Entre os destaques da pauta esteve a necessidade de intensificar o atendimento e a manutenção preventiva na localidade do Âncora.
No encontro, o presidente do SAAE, Maycon Prata, recebeu o superintendente Regional de Operações da Rio+Saneamento, Christian Portugal, e José Leal, Coordenador de Operação de Rio das Ostras.
O presidente da autarquia pontuou a necessidade urgente de melhorias dos serviços da Empresa em diferentes áreas da Cidade – em especial no Âncora, onde se identificam pontos de vazamentos de água e de esgoto.
Maycon Prata levantou a importância de atenção à prevenção e correção de vazamentos nas vias onde transitam os veículos de Transporte Público, para garantir o direito de ir e vir dos munícipes. Ruas como Camélias, Dálias e Petúnias precisam estar em boas condições de tráfego para manter o fluxo regular das vans. Preocupa também ao SAAE os transtornos causados aos moradores pelos rompimentos das redes.
Os representantes da Rio + Saneamento explicaram que, como o Âncora não tinha abastecimento de água, nesse primeiro momento em que a água é liberada nas redes, a pressão pode causar pontos de vazamento. Esclareceram que as equipes estão rotineiramente no local, mas se comprometeram a intensificar os trabalhos para sanar o problema.
Maycon Prata também enfatizou a relevância de adequação das redes coletoras de esgoto e de água nas áreas onde estão próprios públicos que atendem um grande volume de pessoas.
“Estamos em diálogo com a Rio + Saneamento cobrando melhorias para que nossa população receba um atendimento ágil e de qualidade e a Cidade seja bem cuidada. O prefeito Carlos Augusto tem solicitado prioridade nessa pauta de cuidado com a população e a Cidade”, disse Maycon Prata.
Além das reuniões com gestores e técnicos da Concessionária, o SAAE envia, sempre que necessário, documentos à Agenersa – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro oficializando as solicitações de incremento na estrutura e melhorias nos serviços da Rio + Saneamento.
De acordo com Christian Portugal, a equipe de engenharia da Concessionária já vem trabalhando na elaboração dos projetos de ampliação de rede e interligação para aumentar as áreas beneficiadas com rede de esgoto e solucionar problemas antigos também de abastecimento de água.
COMUNICAÇÃO COM A EMPRESA – Outro ponto importante levantado na reunião foi a necessidade urgente de mais esclarecimentos à população sobre as responsabilidades da Concessionária e quais canais podem ser utilizados pelos moradores para reclamações e solicitação de atendimento.
“Atualmente os moradores acionam a Prefeitura para solucionar problemas que, na verdade, são de responsabilidade da Rio + Saneamento, como vazamentos nas redes. É importante que a empresa mantenha um trabalho contínuo de comunicação e aproximação com os munícipes para orientar e dar celeridade às demandas”, explica o presidente do SAAE.
O superintendente Regional de Operações da Empresa disse que a Concessionária conta com projetos de aproximação com a comunidade, como o Rio + Bairros e Rio + Perto de Você – esse último, de atendimento itinerante. Os projetos já acontecem, segundo Christian Portugal, mas podem ser intensificados.
A Rio + também reconhece que cabe dar mais esclarecimentos à população sobre o uso correto dos sistemas de esgoto e água.
Como resultado do encontro, a Empresa se comprometeu a programar novas ações de informação e orientação aos moradores e eventos de atendimento às demandas, dentro das localidades mais críticas – como o Âncora.
O cronograma de ações será enviado ao SAAE para conhecimento e possibilidade de trabalho em conjunto.
CANAIS DE ATENDIMENTO – Os clientes da Rio+Saneamento podem acionar os canais de atendimento da concessionária por meio dos seguintes contatos:
WhatsApp e telefone: 0800 772 1027; aplicativo: Cliente Rio+ e ainda pelo site riomaissaneamento.com.br
Para baixar o aplicativo Cliente Rio+, o morador deve acessar a Play Store (Android) ou App Store (iPhone). Na barra de busca, digitar “Cliente Rio+”. Selecionar o aplicativo oficial da Rio+Saneamento. Clicar em Instalar e aguardar o download.
O aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos móveis.