Município discute melhorias no atendimento de Saúde Mental

Seminário discutiu melhorias no Atendimento de Saúde Mental em Rio das Ostras
Publicada em: 25 de setembro de 2018 - 15h49 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Seminário discutiu melhorias no Atendimento de Saúde Mental em Rio das Ostras Foto: Divulgação

Rio das Ostras vem buscando soluções e melhorias no atendimento aos pacientes do Ambulatório de Saúde Mental, da Rede Municipal de Saúde. Como parte das ações de reorganização do modelo de assistência, a Secretaria de Saúde promoveu, na semana passada, o I Seminário Interno do Ambulatório de Saúde Mental.

“O seminário buscou redesenhar e viabilizar o atendimento, respeitando a dignidade dos usuários e dos servidores, além de atender a critérios que visam a excelência no serviço de Saúde Mental em Rio das Ostras”, disse Alessandro Barbosa da Silva, gerente do Ambulatório de Saúde Mental.

O Ambulatório é parte importante da Rede de Atenção Psicossocial do Município, com equipes de atendimento voltado para crianças e adolescentes, adultos, idosos e dependentes químicos.

O próximo passo é a promoção de um seminário intersetorial, com a participação das equipes do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, dos postos de saúde e unidades da Estratégia de Saúde da Família – ESF, como forma de integrar as ações, em benefício da população atendida.

MELHOR ATENDIMENTO – Para melhorar o atendimento, o Ambulatório de Saúde Mental, que funcionava no Centro de Reabilitação, mudou-se para uma unidade própria, na Rua Maria Letícia, 45, no Centro. Os pacientes são encaminhados ao ambulatório por meio das unidades básicas de saúde.

PRESENÇAS – O evento reuniu os profissionais do Ambulatório de Saúde Mental, além do subsecretário de Atenção Básica, Osvaldo Coelho, da diretora do Departamento de Programas de Saúde, Michella Câmara, da Coordenadora do Programa de Saúde Mental do Município, Sandra Campelo, e do gerente do Ambulatório de Saúde Mental, Alessandro Barbosa da Silva.