Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município e UFF promovem capacitação em HIV/Aids

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Curso foi ministrado por Veriano Terta um dos maiores especialistas do País
Publicada em: 23 de agosto de 2018 - 14h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Especialista Veriano Terta ministra palestra
Curso foi ministrado por Veriano Terta um dos maiores especialistas do País Foto: Allexandre Costa

Na quarta-feira, 22, o auditório da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Rio das Ostras, ficou lotado de estudantes, professores e profissionais de saúde. A UFF e o Município promoveram um encontro sobre a história de luta e a política atual relacionada à Aids no Brasil. A palestra, que faz parte do Curso de Capacitação em Políticas de Saúde e Controle Social, foi ministrada por Veriano Terto, um dos principais especialistas no assunto e militante por direitos no País.

O especialista fez um histórico dos últimos 40 anos, desde os primeiros registros de caso de Aids até os dias atuais. Ele tratou das mudanças do panorama da doença com a legislação de controle da transfusão de sangue, pelo Estado, que reduziu em muito o número de casos no início da década de 90, a oferta dos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde e os novos meios de prevenção da transmissão do HIV.

“Tivemos avanços. Mas agora vemos o número de casos aumentando no Brasil. São de 12 a 15 mil mortes, em média, por ano no País. Precisamos pensar e atuar, juntos, de forma interdisciplinar, para enfrentar essa situação”, disse Veriano.

CAPACITAÇÃO – O encontro foi promovido em parceria com o Programa Municipal de IST/Aids. “A presença do Dr. Veriano no nosso Município é importante na medida em que fomenta discussões e análise crítica da situação e mobiliza a sociedade, usuários do sistema de saúde e profissionais no enfrentamento do avanço da doença e no acesso a direitos”, disse a coordenadora do Programa Municipal, Bianca Monteiro.

A coordenadora reforça que os profissionais do Programa IST/HIVAids/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, passam por constante capacitação para aprimoramento da qualidade do serviço prestado à população.

VERIANO TERTA – Veriano é Doutor em Saúde Coletiva pela Uerj e vice-presidente da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), ONG fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1987, que atua em defesa do acesso ao tratamento e assistência e dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e Aids.

PROGRAMA – Rio das Ostras conta com o Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, que reúne uma equipe técnica multidisciplinar, com infectologista, pediatra, ginecologista, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, dermatologista, equipe de enfermagem e assistente social.

O Programa funciona na Unidade Nilson Marins, na Av Campomar, em Cidade Beira Mar, de segunda a sexta, de 8h às 19h. Tel (22) 2760-2736.

 

 

Pesquisa no Portal