Município facilita acesso a Programa de Hipertensão e Diabetes

Publicada em: 4 de Maio de 2022 - 09h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Objetivo é levar as atividades educativas e de saúde para as unidades periodicamente. Foto: Divulgação

Durante o mês de abril, o Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia de Rio das Ostras promoveu uma série de atividades educativas e preventivas. A programação deu início ao processo de ampliação das atividades do Programa junto às unidades de saúde, que facilita o acesso da população aos serviços.

O objetivo da Secretaria de Saúde é que cada unidade de saúde promova mensalmente atividades educativas e preventivas, com ações em grupo, além de ações nos locais que incluem checagem regular da pressão arterial para a população, a cada 15 dias.

“A descentralização vai ser um processo gradual. Hoje, por causa do contexto da pandemia, estamos atendendo com horário agendado para grupos reduzidos, além de atendimentos individuais de acordo com as dificuldades que o paciente traz, seja no autocuidado, alimentação ou uso dos medicamentos”, explica a fisioterapeuta do Hiperdia, Monã Tavares.

Na consulta individual a equipe realiza aferição da pressão arterial, mede peso, altura e circunferência abdominal, testa sensibilidade dos pés de pacientes diabéticos, avalia questões relativas a uso de medicamentos, dúvidas com relação à alimentação, funcionalidade no dia a dia e orienta em relação a queixas.

Nos atendimentos em grupo, a equipe apresenta palestras de interesse coletivo com temas variados, orientando quanto às demandas que surgem. Os pacientes também participam de atividades com exercícios funcionais.

AMPLIAÇÃO – A ampliação das atividades do Hiperdia começou no Posto de Saúde Dona Edimeia, em Nova Esperança. O objetivo é que o serviço seja expandido conforme as unidades de saúde ganhem autonomia nesse processo.

CAMPANHA – A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma programação variada, durante o mês passado para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril. Ao todo, novos 97 pacientes foram registrados no Programa Hiperdia. Além dos pacientes atendidos, vários moradores participaram das palestras educativas que aconteceram nas salas de espera.