Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras homenageia Joel Barcellos

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A exposição é uma homenagem ao ator Joel Barcellos
Publicada em: 25 de setembro de 2018 - 16h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A exposição é uma homenagem ao ator Joel Barcellos Foto: Allexandre Costa

Em comemoração aos 81 anos do ator, diretor, roteirista e ilustre morador de Rio das Ostras Joel Barcellos, a Prefeitura Municipal vai fazer uma justa homenagem a esse nome do cinema brasileiro que escolheu a pequena aldeia de pescadores para fixar residência, em 1975, quando voltou do exílio.

A exposição “Joel Barcellos – Juventude Acumulada” ocupará a Casa de Cultura Bento Costa Junior a partir de sexta-feira, 28 de setembro, com troféus de prêmios consagrados, cartazes dos filmes que marcaram os mais de 60 anos de carreira, fotos e objetos do ator. A vernissage acontece às 17h e a mostra ficará aberta à visitação até 3 de outubro.

As homenagens a Joel Barcellos não param por aí. No sábado, 29 de setembro, serão exibidos um documentário sobre a vida do ator e também duas de suas obras cinematográficas, na Concha Acústica da Praça São Pedro, com a presença do ator. Às 18h, o filme será destinado ao público infantil – O Pica-pau Amarelo. Em seguida será exibido o documentário e logo após, às 20h, o longa-metragem A Batalha dos Guararapes.

Joel Dias Barcellos nasceu no Espírito Santo e bem criança veio morar no Rio de Janeiro. Estreou no palco do Teatro de Arena na década de 40 em “Eles não usam Black Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. O cinema entrou em sua vida em 1955 quando estreou na telona na comédia “Trabalhou bem, Genival!”.

Exilado na Itália, Joel Barcelos foi convidado para atuar nos filmes de Bernardo Bertolucci e Alain Corneau. Retornou ao Brasil em 1975 e escolheu Rio das Ostras para morar desde então.

Joel Barcellos – Juventude Acumulada é uma realização conjunta da Fundação Rio das Ostras de Cultura e Prefeitura Municipal.

Serviço:

Exposição “Joel Barcellos – Juventude Acumulada”

De 28 de setembro a 03 de outubro

Vernissage – 28/9 – 17h

Casa de Cultura Bento Costa Junior, 70 – Centro

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 10h às 17h.

Entrada franca

Exibição de Documentário sobre a vida e obra de Joel Barcellos

29 de setembro – 18h

Concha Acústica da Praça São Pedro – Centro

Entrada franca

Pesquisa no Portal