O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Município implanta prontuário eletrônico e avança na Saúde Digital

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Os dados dos pacientes são enviados diretamente ao Ministério da Saúde, permitindo acompanhamento mais preciso e integrado
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Rocha Leão é a primeira unidade a implantar o PEC. Até dezembro, é previsto que o sistema funcione em todas as unidades da Atenção Primária
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Tecnologia possibilita mais agilidade no atendimento e um histórico de saúde do paciente completo e acessível
Publicada em: 12 de setembro de 2025 - 15h49 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os dados dos pacientes são enviados diretamente ao Ministério da Saúde, permitindo acompanhamento mais preciso e integrado Foto: Divulgação
Rocha Leão é a primeira unidade a implantar o PEC. Até dezembro, é previsto que o sistema funcione em todas as unidades da Atenção Primária Foto: Divulgação
Tecnologia possibilita mais agilidade no atendimento e um histórico de saúde do paciente completo e acessível Foto: Divulgação

Inovação começou na unidade de Rocha Leão, segue para Cantagalo, Mar do Norte e, em breve, cobrirá todo o Município

Rio das Ostras conquista um novo marco na Saúde Pública. O Município implantou neste mês o Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC, avançando na digitalização e modernização da Saúde. A iniciativa amplia o acesso dos cidadãos aos serviços, por meio da tecnologia, promovendo uma abordagem mais integrada e eficiente no cuidado à saúde.

A primeira unidade a utilizar o sistema é a de Rocha Leão, mas a previsão é de que, até o fim do ano, o PEC já esteja em funcionamento em todas as unidades da Atenção Primária em Saúde.

Em uma segunda fase da implantação, as demais unidades também serão inseridas no Prontuário Eletrônico, para que, no futuro próximo, toda a Rede Municipal de Saúde esteja integrada ao mesmo sistema.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões, falou sobre os benefícios da tecnologia para a população e para o Poder Público. “O Prontuário Eletrônico vai dar celeridade ao atendimento, especialmente, em relação à marcação de consultas, que poderá ser feita de forma digital. Outro ponto relevante é que o processo de envio das informações ao Ministério da Saúde será muito mais ágil, sem perda de informações”, explica Simões, destacando que o sistema agiliza também os devidos repasses de recursos do Governo Federal, via SUS, ao Município.

“Adotar o prontuário eletrônico é um grande passo para modernizar nossa saúde. Não estamos só digitalizando papéis; estamos ensinando toda a nossa equipe a trabalhar de forma mais unida e inteligente, usando a tecnologia para criar soluções que deixem o atendimento mais eficiente e com mais qualidade. Estamos qualificando as informações e minimizando as falhas no processo de informação ao Ministério da Saúde”, explica Rosimeri Azevedo, subsecretaria de Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

VANTAGENS – Com a implantação do Prontuário Eletrônico, os dados dos pacientes são registrados e enviados diretamente ao Ministério da Saúde, garantindo um acompanhamento mais preciso e integrado.

Essa tecnologia possibilita que o cidadão tenha mais agilidade no atendimento, um histórico de saúde completo e acessível, integralidade e continuidade do cuidado, com mais qualidade.

O sistema permite ainda a padronização das informações dos pacientes de forma segura, incluindo seu histórico e avaliações clínicas, além da prescrição de tratamentos e medicamentos.

Com o PEC é ainda possível emitir atestados e documentos e solicitar exames e procedimentos de forma totalmente digital.

TELECONSULTA – Outro avanço possibilitado pelo sistema é a teleconsulta, uma funcionalidade própria do sistema eletrônico do SUS (e-SUS), por meio do prontuário eletrônico.

Considerada uma verdadeira revolução no atendimento, a teleconsulta permite atendimentos de saúde à distância, quando necessário. Com ela, profissionais e pacientes podem se conectar por videochamada. Essa ferramenta representa um grande avanço, especialmente para o acompanhamento de casos crônicos e para levar atendimento a áreas de difícil acesso.

EVOLUÇÃO – Uma das grandes vantagens da Saúde Digital é sua constante evolução. A atual versão do sistema eletrônico do SUS que envolve as informações da Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS) traz novas funcionalidades ao Prontuário Eletrônico.

O PEC atualizado permite, por exemplo, prescrição automatizada de medicamentos com base nos dados físicos e idade do paciente, solicitação automática de exames de hemograma e dengue, odontograma (informações detalhadas sobre a saúde bucal do paciente), além de uma ferramenta de triagem, baseada no relato dos pais/cuidadores, para avaliar risco de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças pequenas.

NOVA ERA – “Estamos promovendo a era digital na saúde pública: desenvolvendo soluções inovadoras e integradas que proporcionam eficiência e qualidade aos serviços em saúde, aumentando a capacidade de vigilância e monitoramento dos territórios. Estamos utilizando a tecnologia para criar um ambiente mais sustentável e saudável. Os profissionais de saúde estão mais preparados do que nunca para oferecer um serviço de qualidade, com o apoio da tecnologia”, diz Fernanda Peres, diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família.

A adesão ao prontuário eletrônico é fundamental para garantir a segurança, a agilidade e a qualidade do atendimento oferecido à população, alinhando a Gestão Municipal às diretrizes nacionais de Saúde Digital.

IMPLANTAÇÃO – Todo o processo está sendo realizado sem custos extras para o Município, uma vez que o sistema é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e está sendo implantado em Rio das Ostras por servidores municipais capacitados.

A implantação começou em junho, com a capacitação dos gerentes das unidades da Secretaria Municipal de Saúde. A contribuição e a dedicação dos servidores da Unidade de Saúde da Família de Rocha Leão foram essenciais para o sucesso da implantação neste primeiro momento.

“A utilização do PEC no módulo treinamento, antes de iniciarmos no sistema oficial, foi uma experiência extremamente importante e enriquecedora, contribuindo para a qualificação da equipe sem comprometer dados reais dos pacientes, e também para o fortalecimento do trabalho em equipe, com a colaboração de todos os profissionais”, conta a gerente da Unidade de Saúde de Rocha Leão, Ana Lídia Pena.

Todos os atendimentos e procedimentos estão sendo realizados na Unidade por meio do e-SUS, iniciando na recepção, vacinação, curativos, atendimentos odontológicos, consultas médicas, enfermagem e demais profissionais da equipe multidisciplinar.

Como próximo passo, as equipes das unidades de Cantagalo e do Mar do Norte começam, este mês, o treinamento, seguido da implantação do Prontuário Eletrônico.

Pesquisa no Portal