Município inaugura Postos de Salvamentos em Costazul

A inauguração dos postos de salvamento aconteceu na terça-feira, dia 14
  • Foto: Allexandre Costa
    Postos de salvamento dão maior visibilidade para bombeiros atuarem
  • Foto: Allexandre Costa
    A família do bombeiro homenageado esteve presente na solenidade
Publicada em: 14 de Maio de 2019 - 17h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A inauguração dos postos de salvamento aconteceu na terça-feira, dia 14 Foto: Allexandre Costa
Postos de salvamento dão maior visibilidade para bombeiros atuarem Foto: Allexandre Costa
A família do bombeiro homenageado esteve presente na solenidade Foto: Allexandre Costa

A Administração Municipal tem buscado parcerias com a iniciativa privada para levar para a população riostrense e para os visitantes que escolhem Rio das Ostras como destino uma cidade com mais segurança.  Dessa vez, a parceria trouxe para a Praia de Costazul dois Postos de Salvamento inaugurados nesta terça-feira, dia 14.

Os Postos de Salvamento permitem que os bombeiros tenham uma vista ampla de toda a praia, possibilitando que visualizem possíveis vítimas dentro do mar e se desloquem com toda agilidade. Atualmente o Município conta com o efetivo de 23 bombeiros e ainda conta com uma moto aquática.

A solenidade contou com a presença de secretários do governo e vereadores. Empresários que participaram da construção da cabine foram homenageados.

Presente à cerimônia, o prefeito Marcelino Borba destacou a importância da participação da iniciativa privada e de reduzir os índices de afogamento no Município. “ A parceria público-privada se faz necessária, sabemos que ninguém faz nada sozinho. Queremos instalar mais postos como esse em outras localidades de risco e reduzir em zero o número de afogados”, ressalta o prefeito.

Para o Tenente Coronel Shinkado, comandante do 9°GBM de Macaé,  a inauguração dos Postos de Salvamento representa um avanço para Rio das Ostras. “ A construção desses postos foi muito importante para oferecer um serviço melhor para a população. Os bombeiros devem ficar em um patamar elevado na areia, para que possam vislumbrar toda a areia da praia e agir com rapidez no salvamento”, destaca Shinkado.

Homenagem- O segundo Posto de Salvamento recebeu o nome de Subtenente Bombeiro Militar Cardoso Rangel Rodrigues, em homenagem ao bombeiro falecido, que dedicou 30 anos de sua vida ao Município de Rio das Ostras.

A esposa e filha do homenageado estiveram presentes e ficaram emocionadas com a inauguração da base. “É muito emocionante participar da inauguração dos postos. Estamos felizes em ver a concretização do seu sonho. Ele lutou para que essa base fosse feita, eu acompanhei sua luta. Sei que ele está muito feliz com isso”.

O morador Carlos Alberto da Silva, que conheceu o bombeiro falecido, relatou estar feliz com a homenagem. “ Vejo essa inauguração com muito orgulho. Os bombeiros conseguirão zelar pela vida dos moradores e dos turistas”.