Município incentiva diagnóstico precoce da Hanseníase e da Tuberculose
Publicada em: 3 de agosto de 2021 - 17h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A divulgação dos sintomas da Hanseníase e da Tuberculose são importantes e contribuem também para um possível diagnóstico e tratamento. Nesta semana, na quinta e sexta-feira, são comemorados o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase (05 de agosto) e o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose (06 de agosto).
Em Rio das Ostras, a Campanha é mais uma maneira de intensificar as buscas pelo sintomático dermatológico (Hanseníase) e pelo sintomático respiratório (Tuberculose). As datas representam um marco no diagnóstico precoce e na interrupção da cadeia de transmissão em ambas as doenças.
Para marcar as datas, as redes sociais do Município divulgarão os sinais e os sintomas das enfermidades e os locais de atendimento em casos de suspeita.
Os Programas Municipais de Combate à Hanseníase e de Controle da Tuberculose funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sala 26, no Centro de Saúde, localizado na Extensão do Bosque. Para mais esclarecimentos, o telefone é 22 2771- 4170.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que em caso de aparecimento de qualquer mancha dormente na pele ou tosse por mais de três semanas, a pessoa procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência o mais breve possível para uma consulta clínica.
Hanseníase – É importante lembrar que a hanseníase não escolhe faixa etária, raça/cor ou classe social. Por isso, todos devem estar atentos aos sintomas. A doença manifesta-se inicialmente por meio de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com alteração de sensibilidade da pele.
Tuberculose – O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, no Rio de Janeiro, foi instituído por meio do Projeto de Lei nº 3.236/2006. A data foi criada para reforçar o combate à doença no Estado.
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.