Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município lança oficina de voz para pessoas transgênero

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Um Corpo com Voz é voltado para pessoas trans que desejam adequar sua voz à identidade de gênero.
Publicada em: 31 de agosto de 2022 - 16h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Um Corpo com Voz é voltado para pessoas trans que desejam adequar sua voz à identidade de gênero. Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está lançando o Projeto “Um Corpo com Voz”, voltado para pessoas trans que desejam adequar sua voz à sua identidade de gênero. Os interessados podem participar da Oficina da Voz, no Ambulatório de Saúde Mental, no Centro.

O projeto, do Programa Municipal de Saúde Mental, é formado por equipe multidisciplinar com formação em fonoaudiologia, psicologia e assistência social. A “Oficina da Voz” é oferecida para travestis e transgêneros, mulheres e homens, que desejam encontrar o timbre de voz que represente seu corpo e sua identidade.

“A este processo de ajuste da voz pelo sujeito que está em adequação e transição com o seu corpo nós chamamos de Confirmação Vocal. Neste processo, é possível estar em encontro com seu corpo e suas possibilidades expressivas pela sonoridade vocal, se confirmando e se encontrando com seus ideais e seu corpo em plenitude. Assim, traremos voz empoderada ao corpo que a possui”, explica a fonoaudióloga Bianca Freitas.

OFICINA – A Oficina da Voz reúne cuidados na promoção do processo de confirmação vocal, com técnicas vocais direcionadas para cada caso, espaço de acolhimento em saúde mental e outras questões, assim como obter conhecimento sobre a garantia dos seus direitos.

INSCRIÇÕES –  As inscrições podem ser feitas no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua Maria Letícia, 45, Centro, às quartas-feiras, das 19h às 21h.

 

 

 

 

Pesquisa no Portal