Município marca importância da Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária se dedica a proteger a saúde da população
Publicada em: 5 de agosto de 2022 - 09h15 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Vigilância Sanitária se dedica a proteger a saúde da população Foto: Divulgação

Neste dia 5 de agosto celebra-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Para marcar a data, a Prefeitura de Rio das Ostras reforça a importância da conscientização dos moradores sobre o papel da Vigilância Sanitária (Visa) na proteção da saúde da população.

Órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é responsável por proteger a saúde da população e prevenir doenças.

“A Visa está presente no cotidiano dos moradores porque atua no controle de todas as etapas e processos das atividades direta ou indiretamente relacionadas à saúde, como a venda e produção de alimentos, bebidas, medicamentos, saneantes, cosméticos, aparelhos de uso médico entre outros”, diz Rodrigo César, Diretor da Vigilância Sanitária e Fiscalização.

Também é função da Vigilância Sanitária o controle de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados às atividades com impactos na saúde, inclusive no transporte de água potável e outros.

A Visa atua ainda junto ao setor de prestação de serviços relacionados à saúde, como os oferecidos em clínicas e consultórios médicos, odontológicos, terapêuticos, estéticos, farmácias e outros.

“Isso inclui tanto os estabelecimentos particulares como os da Rede Pública, mantidos ou conveniados ao SUS, que precisam da licença sanitária para fazer parte do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – Cnes”, explica Marcelo Barelli, Coordenador da Vigilância em Saúde.

Essas ações são executadas por uma rede descentralizada de serviços municipais e, na esfera federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Responsabilidades e financiamento são compartilhados com os níveis de governo que compõem e administram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

NÚMEROS – A Vigilância Sanitária de Rio das Ostras realizou 9694 atendimentos em 2021, incluindo licenciamentos sanitários, atendimento a denúncias e reclamações, emissão de laudos e relatórios técnicos, além orientações e educação sanitária.

Até o momento, já foram quase 5 mil atendimentos em 2022, que incluem inspeção de estabelecimentos, recolhimento de produtos para análise laboratorial, orientação da população, verificação de denúncias, entre outras ações.