Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município marca prevenção e cuidados com Diabetes

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipe do Hiperdia e pacientes participaram de evento de conscientização sobre Diabetes
Publicada em: 22 de novembro de 2022 - 10h20 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipe do Hiperdia e pacientes participaram de evento de conscientização sobre Diabetes Foto: Divulgação

Além dos cuidados com a Saúde do Homem, este mês também é dedicado à conscientização sobre o diabetes, em referência ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. Com esse objetivo, Rio das Ostras promoveu nesta segunda, 21, na Farmácia Municipal, um evento reunindo profissionais de saúde e pacientes do Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia.

A programação incluiu o acolhimento dos pacientes diabéticos e aferição de pressão arterial e de glicemia, além de palestras informativas. Os pacientes receberam orientações específicas, de acordo com suas necessidades. Novos pacientes também foram cadastrados no Programa e incluídos no grupo online.

Os participantes aprenderam sobre Cuidados com a Insulina, Cuidados com os Pés Diabéticos, receberam orientações nutricionais e sobre a importância da prática rotineira de exercícios físicos.

DIA MUNDIAL – O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população. E a cor azul foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para representar essa causa, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.

Essa data é uma oportunidade para destacar a necessidade de aumentar o acesso ao diagnóstico e tratamento da diabetes, a fim de prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença.

HIPERDIA – Para mais informações sobre o Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, os moradores podem buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O telefone de contato é 22 2771-2439 (segunda e quinta-feira, das 8h às 18h)

Pesquisa no Portal