Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município marca prevenção e tratamento da hanseníase

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Mês de Janeiro é dedicado à conscientização sobre a doença, que é tratada gratuitamente na Rede Municipal de Saúde
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipes de Saúde passaram por qualificação sobre hanseníase
Publicada em: 25 de Janeiro de 2023 - 17h18 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Mês de Janeiro é dedicado à conscientização sobre a doença, que é tratada gratuitamente na Rede Municipal de Saúde Foto: Divulgação
Equipes de Saúde passaram por qualificação sobre hanseníase Foto: Divulgação

Uma das doenças mais antigas da História, a hanseníase ainda é um problema de saúde pública. O Brasil ocupa a segunda posição entre os países com maior número de novos casos registrados. Para chamar a atenção para a prevenção e tratamento da doença, Rio das Ostras abraça a campanha Janeiro Roxo, com ações educativas para a população e capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde.

Neste mês, o País se mobiliza para reforçar a necessidade de atenção e combate à hanseníase. As ações do Janeiro Roxo lembram da importância do diagnóstico precoce e do tratamento que é oferecido de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde.

ATIVIDADES – As equipes estão orientando a população, nas salas de espera das unidades de saúde, com distribuição de material informativo. Nesta quarta, 25, a Secretaria de Saúde promove uma capacitação para equipes de enfermagem, com objetivo de preparar os novos profissionais sobre os protocolos e fluxos de atendimento, diagnóstico e tratamento.

A qualificação contribui para a melhoria da assistência e para a detecção precoce da doença, além de possibilitar os encaminhamentos adequados desses pacientes.

HANSENÍASE – A hanseníase é uma doença transmissível, que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos podendo atingir o rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. O período de incubação é longo, em geral, de 2 a 7 anos para o surgimento dos primeiros sintomas e pode afetar tanto adultos quanto crianças.

A transmissão da doença se dá por meio de uma pessoa doente sem tratamento, pelas vias aéreas superiores (tosse e espirro). A hanseníase não passa por abraço, aperto de mão ou carinho e, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

PROGRAMA – Rio das Ostras conta com o Programa Municipal de Combate à Hanseníase, que reúne uma equipe multiprofissional, composta por médico dermatologista, enfermeira, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social. A sede fica no Centro de Saúde Extensão do Bosque, sala 26.

Pesquisa no Portal