Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Servidores do SAAE ganham curso de capacitação

Publicada em: 11 de Janeiro de 2019 - 10h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

As ações desenvolvidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Rio das Ostras estão em pleno vapor e, para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos a população, servidores da autarquia municipal passarão por um curso de capacitação, que será realizado através de uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa.

O curso acontece nos dias 14, 16 e 18 de janeiro, das 8h às 17h, na Seção de Apoio ao controle da qualidade da água da Funasa, em Barra de São João. O objetivo é capacitar os servidores que atuam com o planejamento e operação de abastecimento de água para consumo humano. Atualmente, o SAAE de Rio das Ostras é responsável pelo sistema de abastecimento de água da localidade de Rocha Leão.

Na programação do curso serão abordados três temas. No dia 14, o abastecimento de água para consumo humano; teoria e prática de Jar Test no dia 16, e no dia 18, o controle e vigilância da qualidade da água. De acordo com técnicos, os temas consistem nas atividades exercidas pelo responsável pelo sistema, buscando verificar se a água fornecida a população é potável, sem apresentar risco à saúde humana.

No caso do Jar Test, por exemplo, trata-se de um equipamento de laboratório utilizado no ensaio de floculação, processo utilizado nas estações de tratamento de água com a finalidade de determinar as dosagens ideais dos reagentes utilizados para tratar a água.

FUNASA –  A Fundação Nacional de Saúde é uma entidade vinculada ao Ministério da Saúde, com  referência nacional e internacional nas ações de saneamento e saúde ambiental, principalmente no que refere aabastecimento de água para consumo humano.

Pesquisa no Portal