Abril terá qualificações na área de Educação

Publicada em: 2 de Abril de 2024 - 13h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Interessados podem se inscrever em cursos, lives e oficinas que acontecem em abril Foto: Divulgação

Professores de Rio das Ostras e interessados na área de Educação terão acesso a mais uma rodada de qualificações no mês de abril. A Gerência de Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação, oferece diversos cursos, lives e oficinas para o enriquecimento do ensino, inclusive em sala de aula.

O cronograma disponibiliza temáticas diversificadas, desde visitação ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba no Município até a prática da Manobra de Heimlich.

Interessados em participar deverão realizar as inscrições na página da Formação Continuada, disponível no Portal da Educação.

Para realizar a inscrição, os servidores municipais devem utilizar usuário e senha da Plataforma Jubarte Rio das Ostras. Participantes que não sejam servidores deverão clicar no botão “Trocar para CPF” e realizar o cadastro.

Confira a programação:

Lives

01/04 – Projeto Político Pedagógico na Prática – O encontro tem a proposta de ressaltar a importância do trabalho coletivo ao qual o Projeto Político Pedagógico deve ser desenvolvido. A live será às 18h30 pelo Canal do YouTube.

08/04 – Lei 10.639/03 no planejamento: estratégias de implementação – A formação vai trabalhar as ideias explícitas e implícitas da Lei citada, de modo que a comunidade escolar compreenda que o saber científico está além de fórmulas e conceitos formais. A live será às 18h30 pelo Canal do YouTube.

15/04 – Contribuições indígenas para a astronomia – A qualificação vai promover o conhecimento e a valorização das contribuições culturais e científicas das comunidades indígenas para a astronomia, destacando sua riqueza de saberes e práticas ancestrais. A live será às 18h30 pelo Canal do YouTube.

29/04 – Gestão de Projetos na Educação – A formação visa ao entendimento e à aplicação dos princípios da gestão de projetos na área da educação, objetivando as melhorias na eficiência, qualidade e alcance dos projetos educacionais. A live será às 18h30 pelo Canal do YouTube.

Encontros presenciais

Visitação

02/04 – Vivendo a história de Rio das Ostras: visita ao museu arqueológico – A visitação ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba visa proporcionar uma experiência educativa e enriquecedora que permita a compreensão e apreciação da rica herança arqueológica e cultural de Rio das Ostras, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e arqueológico da região. O encontro presencial terá início às 18h. A formação tem limite de 30 vagas.

Curso

01/04 – Conexões afetivas com a filosofia dos Povos Originários – O curso vai promover o conhecimento e aprofundamento da produção bibliográfica a respeito da filosofia dos Povos Originários como meio de aproximação empática com as diversas etnias indígenas do nosso País. Os encontros serão realizados semanalmente, às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Núcleo de Gestão Pedagógica – Rua Santa Catarina, 155, Extensão do Bosque. O total de vagas para o curso já foi preenchido.

Oficinas

05/04 – Biodanza – O encontro promove atividades de integração por meio da música, emoção e movimento com a finalidade promover o bem-estar do profissional. A oficina acontecerá semanalmente, às sextas-feiras, no Núcleo de Gestão Pedagógica – Rua Santa Catarina, 155, Extensão do Bosque.

16 e 30/04 – Ovace e Manobra de Heimlich – A qualificação irá capacitar os participantes a agirem de forma rápida e eficiente em situações de engasgamento, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos que permitam a aplicação de técnicas de desengasgo em casos de emergência. As oficinas são presenciais e serão realizadas nos dias 16 e 30, ambas às terças-feiras, das 18h às 20h, no Núcleo de Gestão Pedagógica – Rua Santa Catarina, 155, Extensão do Bosque.

17/04 – Jogos de tabuleiros na educação – A formação abordará história e conceitos relacionados aos jogos, seus diferentes tipos e o jogar como letramento lúdico, além da importância da experiência do(a) educador(a) na aplicação de jogos em processos de aprendizagem. A oficina presencial será realizada das 18h às 21h, no Núcleo de Gestão Pedagógica – Rua Santa Catarina, 155, Extensão do Bosque.