Alunos do Município têm reforço escolar online

Materiais com recursos de "gamificação" podem ser acessados na plataforma EVirtu@l Aluno
Publicada em: 1 de Abril de 2024 - 10h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Materiais com recursos de “gamificação” podem ser acessados na plataforma EVirtu@l Aluno Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, dia 1º, os alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras terão acesso às atividades do projeto #BoraAprender +, voltado para o Ensino Fundamental II (6º a 9º anos). Com métodos inovadores e recursos de “gamificação”, o reforço escolar on-line é uma estratégia da Rede Municipal de Ensino para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. O conteúdo está acessível no site da Educação (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/), na plataforma EVirtu@l Aluno.

Em sua terceira edição, o #BoraAprender+ expande as possibilidades de aprendizagem para além da sala de aula com recursos tecnológicos. “O objetivo geral do projeto é auxiliar no desenvolvimento de habilidades das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de forma lúdica e prazerosa. Em casa ou na escola, o #Boraaprender+ irá ajudar os alunos a melhorar sua aprendizagem”, explicou a gestora da Gerência de Tecnologia da Educação, Suellen Mota.

O projeto conta com 10 missões de Língua Portuguesa e 10 missões de Matemática, com a explicação dos conteúdos, jogos, curiosidades, vídeos interativos e atividades de prática. Todo o conteúdo é elaborado por professores que já atuam nas escolas da Rede Municipal e conhecem a realidade da aprendizagem dos alunos.

Recursos – O projeto utiliza vários Recursos Educacionais Digitais – REDs, hipertexto (modalidades textuais) e hipermídia (sons, imagens e vídeos), além da inserção de elementos de games para engajamento, melhoria da memória, capacidade de escolhas, tomada de decisões, desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora dos alunos.

Plataforma EVirtu@l Aluno – O ambiente virtual de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras pode ser acessado a partir de qualquer equipamento digital (tablet, computador, celular etc.) e em qualquer lugar com acesso à internet.

Todos os alunos de 6° ao 9° ano possuem login e senha de acesso à plataforma EVirtu@l Aluno. Para obter acesso aos dados e se conectar ao ambiente, basta o aluno entrar na página de login da Plataforma, clicar no botão “credencial” e seguir o passo a passo para obter as informações. Depois, é só navegar e conferir os conteúdos.