Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Saúde
  • Município promove capacitação sobre HIV/AIDS para profissionais da Saúde

Município promove capacitação sobre HIV/AIDS para profissionais da Saúde

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Médicos e enfermeiros passaram pela capacitação nesta terça, dia 10
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Palestra foi ministrada pelo infectologista Ezequias Martins
Publicada em: 11 de dezembro de 2019 - 18h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Médicos e enfermeiros passaram pela capacitação nesta terça, dia 10 Foto: Mauricio Rocha
Palestra foi ministrada pelo infectologista Ezequias Martins Foto: Mauricio Rocha

 

Rio das Ostras continua investindo nos profissionais da Saúde para melhorias no atendimento à população. Nesta terça-feira, dia 10, médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde participaram de mais uma capacitação, sendo desta vez sobre HIV/Aids, que faz parte da mobilização de combate à doença neste mês de dezembro.

O encontro, realizado no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros, na Rua Bangu, teve como palestrante o médico infectologista Ezequias Batista Martins. O objetivo foi discutir dados epidemiológicos; fortalecer a rede de cuidados em HIV; debater sobre estigma e preconceito, e também sobre a Rede de Assistência.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais de Rio das Ostras, Bianca Monteiro, essa capacitação foi importante devido a necessidade de qualificar a assistência prestada aos usuários, no que tange a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/Aids.

“Muito se evoluiu neste sentido em termos de medicina propriamente dita, mas isso não aconteceu quando pensamos em redução de estigma e preconceito. As pessoas ainda têm a mesma imagem de culpa e morte quando falamos em HIV. Isso faz com que o estigma e preconceito continuem vivos. O diagnóstico e tratamento do HIV é simples, o difícil é reduzir o preconceito”, ressaltou Bianca.

MOBILIZAÇÃO – Na última sexta-feira, dia 6, foi realizado o Dia D de Combate à AIDS na Praça José Pereira Câmara e Igreja Nossa Senhora da Conceição e, na ocasião, foram distribuídos folhetos informativos, preservativos e também ofertados testes rápidos para HIV/Aids. Foram feitos 132 testes.

Durante o mês de dezembro, as ações continuam com atividades em diversas Unidades de Saúde do Município.

Pesquisa no Portal