Município tem capacitação em primeiros socorros

Na capacitação os ACS e ACE também aprenderam a Manobra Heimlich
Publicada em: 29 de Maio de 2023 - 14h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Na capacitação os ACS e ACE também aprenderam a Manobra Heimlich Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promoveu na quinta-feira, 25 de maio, uma capacitação em primeiros socorros para a formação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O curso técnico tem como objetivo capacitar as duas categorias profissionais a fim de melhorar os indicadores de saúde, qualificar com resolutividade os serviços da Atenção Primária e prestar um atendimento melhor à população, em casos de extrema urgência.

A capacitação foi organizada em um modelo híbrido de ensino, com atividades educacionais desenvolvidas na modalidade à distância e atividades presenciais, realizadas no ambiente de trabalho, em que os cenários de produção de cuidado são também cenários de produção pedagógica na formação dos profissionais.
O curso ministrado compõe a grade curricular de formação técnica dessa classe de trabalhadores.

A Portaria do Ministério da Saúde nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, instituiu o “Programa Saúde com Agente”, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Segundo informa Fernanda Peres, diretora do Departamento de Saúde da Família, as preceptoras da fase presencial do curso são servidoras de diversas áreas lotadas na Secretaria de Saúde que estão engajadas na formação dos ACS E ACE que estão no acompanhamento das famílias de cada micro área.
“Estamos imbuídos junto com Departamento de Educação Permanente fomentando várias temáticas de qualificação dos profissionais inseridos na Atenção Primária à Saúde, tudo para oferecer mais qualidade nos atendimentos aos munícipes”, contou.