Município realiza 220 testes de hepatite durante campanha
Publicada em: 2 de agosto de 2018 - 16h12 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

As hepatites virais são um grave problema de Saúde Pública no Brasil e no mundo. Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Rio das Ostras abraçou a campanha Julho Amarelo, conscientizando a população quanto ao tratamento e prevenção destes males. As atividades incluíram a realização de testes rápidos de diagnóstico de hepatites B e C. No evento promovido na última sexta-feira, 27 de julho, 220 exames foram realizados.
A coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, Bianca Monteiro, explica que a hepatite pode não apresentar sintomas. Por isso a importância de fazer o exame.
“A taxa de prevalência dos vírus da hepatite é hoje maior que a do HIV. Isso porque o vírus é bem mais resistente e sobrevive mais tempo no ambiente”, explicou a especialista.
Adriano Carvalho, de 36 anos, atua na área de Saúde, e faz o exame periodicamente. “Faço sempre o teste e recomendo que todos façam. É importante prevenir a transmissão do vírus. O ponto positivo da campanha é facilitar o acesso ao teste”, completou Adriano, que realizou a exame durante evento no Pronto-Socorro, no dia 27.
PREVENÇÃO – As hepatites virais podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem uso do preservativo ou por contaminação sanguínea, devido ao compartilhamento de materiais como seringas, agulhas, cachimbos, lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha e outros objetos cortantes ou aqueles utilizados durante a confecção de tatuagem e colocação de piercing.
TESTES – A população pode realizar os testes de hepatite nos postos de saúde, além do Hospital e Pronto-Socorro municipais. Os exames também podem ser feito pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), ligado ao Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais de Rio das Ostras, responsável pelo tratamento dos casos. O SAE funciona na Unidade Nilson Marins, em Cidade Beira Mar.