Rio das Ostras registra diminuição de indicadores criminais

• Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 19 de julho de 2023 - 15h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os índices criminais avaliados foram de janeiro a junho deste ano, comparados ao mesmo período de 2022    Foto: Allexandre Costa

Os crimes que apresentaram redução são roubo de rua, de veículos, de estabelecimento comercial, aparelho celular, entre outros

Rio das Ostras registrou diminuição dos indicadores criminais de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública e da 128ª Delegacia de Polícia, instalada no Município, as reduções aconteceram nos crimes de letalidade violenta (29,2%), roubo de rua (41,3%), roubo de veículos (30,8%), roubo de estabelecimento comercial (53,8%) e roubo de aparelho celular (44,8%).

Os investimentos realizados em Segurança Pública pela Administração Municipal, seja na Guarda Civil Municipal e também na parceria firmada com o Proeis – Programa Estadual de Integração da Segurança, que ampliou o número de policiais diariamente na cidade e intensificou o patrulhamento ostensivo por toda Cidade, contribuíram para a redução desses crimes. Vale ressaltar ainda que o trabalho em conjunto entre as forças de segurança contribuíram diretamente em ações mais efetivas que incidiram nesses índices.

O secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Evandro Carvalho, falou sobre a importância da integração entre a Guarda Civil e as polícias Civil e Militar.

A integração entre as forças de segurança é fundamental para fortalecer a Segurança Pública na Cidade. Quando essas instituições trabalham em conjunto, compartilhando informações e recursos, é possível melhorar a eficiência das operações e o combate ao crime. Ao trabalharem juntas, uma resposta mais eficaz e abrangente é dada, beneficiando diretamente a população”, comentou.

Evandro também destacou que as lideranças das forças de segurança realizam reuniões periódicas para traçar estratégias conjuntas de combate à criminalidade.

Já o coordenador do Proeis na Cidade, Cosme Moreira, falou que a diminuição destes crimes só demonstram a assertividade das ações.

Estamos no caminho certo, os índices são uma resposta. Com planejamento, ostensividade e atuação nos locais certos, alcançamos esse excelente resultado. Mas, o trabalho é contínuo em busca de oferecer a todos uma cidade cada vez mais segura”, falou.