Município segue com vistorias e coíbe esgoto clandestino
Publicada em: 16 de outubro de 2025 - 16h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Atendendo à denúncia, equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto -SAAE esteve no Jardim Miramar, onde foi confirmada a ligação irregular
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Autarquia Municipal de Rio das Ostras, segue com o trabalho permanente de vistorias para identificação de ligações clandestinas de esgoto. O objetivo dessas ações é preservar os corpos hídricos da Cidade – como rios, lagoas e mar – da poluição e proteger a saúde da população. A equipe do SAAE esteve nesta quinta, 16, no Jardim Miramar, para apurar uma denúncia de ligação irregular em uma obra.
Técnicos da Autarquia foram ao local, acompanhados da Guarda Ambiental, onde foi confirmada a ligação de esgoto de algumas residências à galeria de águas pluviais em uma construção em andamento. Não foi apresentada nenhuma autorização para execução da referida obra.
Os responsáveis foram notificados a paralisar a obra e fechar a vala aberta na rua. Foi ainda exigida a apresentação das autorizações e licenças, estando sujeitos a multas.
ORIENTAÇÃO – Além de identificar e remover ligações clandestinas, o trabalho do SAAE tem um caráter educativo, de forma a orientar a população quanto à importância da preservação dos corpos hídricos e ao correto direcionamento dos efluentes domésticos.
A Autarquia segue com sua rotina de fiscalização e conta com o apoio da população para o resultado efetivo do trabalho.
Denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas diretamente ao SAAE pelo telefone (22) 2771-6422.