Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Mutirão da Saúde será realizado neste sábado na Cidade

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    No Dia D, neste sábado, equipes estarão concentradas no Posto de Saúde do Âncora
Publicada em: 15 de Março de 2019 - 16h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O trabalho de prevenção vem se fortalecendo em várias frentes da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras. Neste sábado, dia 16, das 8h às 13h30, será realizado um Mutirão da Saúde com atividades concentradas no Posto de Saúde do Âncora (Estratégia de Saúde da Família – ESF da localidade). No local, acontecerá o Dia D de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya e também de Vacinação contra a Febre Amarela.

Várias equipes da Saúde estarão reunidas nesse mutirão. Segundo o chefe de Divisão de Controle de Vetores, Pragas e Zoonoses, Jorgito Pinheiro, o Município vem realizando ações contínuas de combate às arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Em Rio das Ostras, já foram realizados mutirões nas localidades de Palmital, Serramar, Centro e Rocha Leão.

Jorgito ressaltou que essas ações vêm reforçar a Campanha do Ministério da Saúde, que teve início em fevereiro e segue até maio para conscientização em relação às arbovirores.

No Dia D, neste sábado, equipes estarão concentradas no Posto de Saúde do Âncora Foto: Mauricio Rocha

“Neste sábado, estaremos com 56 servidores da equipe da Vigilância Ambiental fazendo visitas domiciliares no entorno da Unidade de Saúde, para coletas de larvas, tratamento e coleta de pneus. Além disso, haverá um laboratório de análises entomológicas, mostrando detalhes sobre o ciclo evolutivo do mosquito, com as equipes também dando orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes”, destacou.

Durante o mutirão, equipes da Educação e Saúde também estarão distribuindo panfletos informativos, orientando e atendendo as reclamações da população, além de fazer notificações de casos de dengue, zika e chikungunya.

FEBRE AMARELA – Com intuito de atender pessoas que não conseguiram se vacinar em outras campanhas, o Dia D também contará com a equipe de imunização reforçando a vacinação contra a Febre Amarela. Foram disponibilizadas para o evento duas mil doses da vacina.

Desde a última campanha de 2017, o Município atingiu cobertura vacinal de 103,27%, com total de 120.723 doses aplicadas. A vacinação contra a febre amarela é para crianças a partir dos nove meses de idade até adultos com 59 anos, 11 meses e 59 dias. Pessoas acima de 60 anos precisam de prescrição médica. Vale ressaltar que, quem já tomou a vacina, não precisa mais se vacinar, pois agora a dose é única.

Pesquisa no Portal