O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Mutirão de Saúde leva atendimentos e tecnologia ao Âncora

  • Foto: Foto
    Descrição da foto
    Atendimento mé
  • Foto: Ákila Ribeiro
    Descrição da foto
    Consulta oftamológica
  • Foto: Ákila Ribeiro
    Descrição da foto
    Atendimento Odontológico
  • Foto: Ákila Ribeiro
    Descrição da foto
    Aferição de pressão e glicose
Publicada em: 18 de agosto de 2025 - 12h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Objetivo é acabar com a lista de espera de exames e consultas no Município

Atendimento médico: Foto: Ákila Ribeiro

 

Consulta oftamológica Foto: Ákila Ribeiro
Atendimento Odontológico Foto: Ákila Ribeiro

 

Aferição de pressão e glicose
Foto: Ákila Ribeiro

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou, no último sábado, dia 16, na Clínica da Família Paulo Henrique Gussen, no Âncora, um grande mutirão de atendimentos, em diversas especialidades. A ação teve como objetivo reduzir a fila de pacientes, acumulada ao longo dos últimos anos, e garantir à população acesso aos serviços ofertados pela Administração Municipal na área da saúde.

Durante a iniciativa, cerca de 500 pessoas foram atendidas em consultas de oftalmologia, ginecologia, endocrinologia, cirurgia geral, clínica médica, odontologia e fisioterapia. Também foram realizados exames laboratoriais e aplicadas vacinas contra a gripe (influenza).

NOVIDADE – Além da aferição de glicemia e pressão arterial feita na triagem inicial, a ação utilizou uma tecnologia avançada, com um equipamento moderno, para identificar, de forma precoce, o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

A Vigilância em Saúde atuou na aplicação de vacinas e os agentes de endemias estiveram presentes, orientando a população sobre prevenção da dengue, zika e chikungunya.

O mutirão contou com a presença de vários profissionais da saúde. “Esta ação mostra o empenho e a dedicação que os servidores da saúde estão tendo com a população. Tivemos atendimento em várias especialidades. Para se ter ideia, fizemos um exame na área de oftalmologia em uma criança que estava aguardando o procedimento desde 2022. Com os mutirões conseguimos atender uma grande demanda reprimida aqui do Município”, explicou o secretário de saúde e vice-prefeito Fábio Simões.

Para o médico João Pascoto, a ideia do mutirão é muito importante para agilizar o atendimento de saúde na área da oftalmologia, por exemplo. “Alguns pacientes estão esperando atendimento há bastante tempos e essa ação é uma vantagem para todos. Eles passam por uma triagem e podem ser encaminhados para seus respectivos atendimentos no Instituto dos Olhos aqui de Rio das Ostras. Também podemos fazer um diagnóstico de catarata, retinoplastia diabética, controle de glaucoma e já fazer o encaminhamento para cirurgia, uso de óculos ou outro atendimento”, declarou.

 

Pesquisa no Portal