Mutirões ajudam a eliminar focos do Aedes Aegypti
Publicada em: 10 de Maio de 2016 - 11h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Vigilância em Saúde de Rio das Ostras continua realizando ações pela cidade para combater possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya. Nos últimos dias 6 e 9, cerca de 80 agentes participaram de mutirão nas localidades do Âncora e em Nova Esperança, respectivamente, onde foram visitados 4.758 imóveis e realizados 55 atendimentos a reclamações referentes a inspeções em terrenos baldios e proliferação de roedores. Além disso, também foram efetuadas ações de desratização e visitas do programa municipal de controle de Aedes.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Maycon Prata, destaca a importância da população também contribuir com o trabalho do Poder Público, recebendo os guardas sanitários e vistoriando seus imóveis. “O resultado está na queda dos focos do mosquito e, consequentemente, a redução do número de casos no Município”, destacou.
Prata explica ainda que o trabalho diário de combate ao Aedes tem duas importantes ferramentas. Uma delas é o sistema MI Aedes – Monitoramento Inteligente do Aedes e a outra é a instalação de diversas armadilhas para captura de mosquitos em toda a cidade. “Com isso, foi possível realizar um estudo quantitativo e qualitativo dos mosquitos. Com base nesses dados, planejamos nossas ações de forma preventiva, antecipando a ação do Aedes Aegypti e consequentemente das doenças que o mosquito pode transmitir”, concluiu.
As ações de enfrentamento ao Aedes Aegypti terão continuidade em outras localidades de Rio das Ostras. A população pode obter maiores informações na Coordenadoria de Vigilância em Saúde, por meio do telefone 2771-9545 e 2771-8786.