O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Nova ponte: melhorias na segurança e menor trânsito

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 9 de outubro de 2014 - 10h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Até novembro, a Prefeitura de Rio das Ostras entregará à população a ponte de concreto, que está sendo construída sobre o Canal de Medeiros, no Palmital, na antiga Estrada Velha. Além do fluxo de veículos, a construção vai garantir o trânsito de pedestres e ciclistas, com segurança, a partir de faixas sinalizadas. Na quarta-feira, dia 8, os operários instalavam as seis vigas de concreto e o tabuleiro pré-moldado.

A ponte tem 17 metros de comprimento por 11 metros de largura e inclui duas faixas para pedestres e ciclistas, nos dois lados. A próxima etapa da obra constará de pavimentação e aplicação da camada de asfalto, além de sinalização da pista e iluminação. Para construir a ponte, Prefeitura solicitou à concessionária de energia elétrica a mudança da rede antes instalada no traçado da nova pista.

De acordo com o secretário de Obras, Wayner Fajardo, o método de construção, baseado em estruturas pré-moldadas, agilizou a obra em aproximadamente 40 dias, se comparado ao tradicional.

REDUÇÃO DE ALAGAMENTOS – A nova ponte substitui a antiga passagem, de apenas 7 metros de largura, sobre manilhas. Além de melhorar a mobilidade dos moradores no local, a obra vai contribuir para reduzir os alagamentos no período de chuvas. Isso porque as antigas manilhas, de 1m de diâmetro, restringiam o fluxo das águas do Canal de Medeiros no trecho, causando o transbordamento nas épocas de cheias. O Canal de Medeiros corta várias localidades no município e desemboca no rio São João.

A construção da ponte agradou aos moradores, como o eletricista José Carlos Alves Viana, que mora à margem do Canal de Medeiros. “Espero que agora não ocorram mais alagamentos, mas também sabemos que para isso acontecer é necessário a participação dos moradores, que não devem lançar lixo e objetos ao longo do canal”, destacou.

Já a dona de casa Viviane Tunalá espera ainda a urbanização ao longo do canal, mas aprovou a construção da ponte de concreto que, no período de chuvas, no final do ano, vai melhorar a vazão do volume de água.

Canal de Medeiros – A Secretaria de Serviços Públicos concluiu no final de agosto mais uma limpeza do Canal de Medeiros, de onde foi retirado o volume correspondente a cerca de 50 caminhões de gigogas. Na segunda quinzena de novembro será feita mais uma limpeza, se antecipando o período de chuvas, para retirada do lixo, em grande parte, lançado pelos próprios moradores.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal