Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Desenvolvimento Econômico
  • Novos permissionários das feiras livres começam a trabalhar em Rio das Ostras

Novos permissionários das feiras livres começam a trabalhar em Rio das Ostras

  • Foto: Celso Avila
    Descrição da foto
    As artesãs Fátima e Vana já mostram sua arte nas feiras do Âncora e Cidade Praiana.
  • Foto: Celso Avila
    Descrição da foto
    A feirante Marli Rech vende quitutes típicos do sul do Brasil.
  • Foto: Celso Avila
    Descrição da foto
    Claudia Reis elogia as feiras de Rio das Ostras, com qualidade e ótimos preços.
Publicada em: 18 de outubro de 2021 - 17h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
As artesãs Fátima e Vana já mostram sua arte nas feiras do Âncora e Cidade Praiana. Foto: Celso Avila
A feirante Marli Rech vende quitutes típicos do sul do Brasil. Foto: Celso Avila
Claudia Reis elogia as feiras de Rio das Ostras, com qualidade e ótimos preços. Foto: Celso Avila


A Prefeitura de Rio das Ostras está desenvolvendo um amplo trabalho de valorização das feiras livres do Município. Com as Chamadas Públicas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo no decorrer deste ano, novas vagas foram disponibilizadas nas feiras do Âncora e Cidade Praiana.

A chegada dos novos feirantes levou em consideração critérios rigorosos de seleção,

Com objetivo de valorizar os expositores e no fortalecer o trabalho deles dentro da economia local, por meio da diversificação do mix de produtos ofertados aos visitantes e clientes.

 

Na feira da Cidade Praiana, 75 novos expositores foram cadastrados na última Chamada Pública, o que elevou o número de barracas cadastradas para 213. Na feira do Âncora foram 122 novos expositores, o que aumenta o número total para 211.

 

Segundo o Coordenador de Desenvolvimento Econômico da Secretaria, Abílio do Nascimento Rodrigues, é importante destacar o número de novos postos de trabalho gerados com as vagas abertas nas duas feiras. “Estas feiras geram um significativo impacto econômico no Município, com aproximadamente 200 novos postos de trabalho no Âncora e 120 na Cidade Praiana” destaca o coordenador.

 

Neste último final de semana, os novos feirantes já disponibilizaram seus produtos. Expondo artesanato nas feiras da Cidade Praiana e do Âncora, a artesã Fátima Martins oferece bonecas artesanais, garrafas decorativas e produtos de tricô e crochê em sua barraca. “Tenho certeza de que vamos conseguir mostrar nossos produtos para um público mais diversificado, que procura de tudo nas feiras – de alimentos a roupas e presentes. É bom ver que estamos somando o que vendemos a outros segmentos comerciais importantes, o que valoriza a feira como um todo e torna estes locais mais atrativos para que as pessoas venham conhecer o local e realizar suas compras”.

 

A também artesã Vana Bastos destaca que estes primeiros dias são de aprendizado importante, para que os novos feirantes descubram o que seus clientes esperam encontrar de produtos e serviços nestes espaços. “ O momento é de esperança, depois de dias tão difíceis que todos nós brasileiros passamos nesta pandemia. Acredito que seja o momento de conhecermos nossos clientes, quais as suas expectativas e como reagem ao que oferecemos em nossas barracas. A diversificação de mercadorias, com qualidade e preço justo, é fundamental para que todos nós que estamos aqui possamos atrair mais visitantes, tornando estes espaços ainda mais conhecidos e importantes”,  lembrou a artesã.

 

Para a paranaense Marli Rech, que comercializa “quitutes” do Sul do país como bolachas, cucas e pães caseiros, a chegada dos novos feirantes torna as feiras de rua de Rio das Ostras ainda mais fortes, que cada vez atraem mais pessoas pela qualidade dos produtos, localização e ótimos preços. “Estou muito satisfeita com o desempenho da nossa barraca nestes primeiros dias. Procuramos oferecer produtos diferenciados e os fregueses mostraram que a aceitação foi muito boa”, diz Marli.

 

A dona de casa Claudia Reis diz não perder a oportunidade de visitar as feiras pela qualidade e os preços dos produtos comercializados. “Venho aqui toda semana comprar queijo, ovos, verduras e legumes. Tudo sempre muito fresco, de ótima qualidade. Já houve época que sentíamos falta das feiras lá do Rio, mas hoje temos ótimas opções aqui em Rio das Ostras”, diz Claudia.

 

“As feiras livres oferecem oportunidade de geração de renda para os cidadãos. Isso é muito importante, principalmente neste momento de retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Daqui a pouco também estaremos reinaugurando o Shopping de Rua, que contará com 108 permissionários, todos também escolhidos por meio de Chamada Pública, de forma democrática e transparente”, disse a secretária de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

 

 

 

Pesquisa no Portal