O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Saúde
  • Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente será inaugurado nesta quinta, dia 12

Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente será inaugurado nesta quinta, dia 12

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    O Nasca fica na Rua Mayer, nº 747, na localidade de Liberdade
Publicada em: 11 de dezembro de 2019 - 15h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Nasca fica na Rua Mayer, nº 747, na localidade de Liberdade Foto: Gabriel Sales

Uma conquista importante e um acolhimento especial para o público infantil de Rio das Ostras. Nesta quinta-feira, dia 12, às 18h, será inaugurado o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente Sr. Virgílio Dias Sodré, que estará situado na Rua Mayer, nº 747, na localidade de Liberdade.

A nova unidade será um serviço de referência para crianças e adolescentes, voltado a casos de maior complexidade e vulnerabilidade em Saúde, referenciados das unidades de Atenção Básica, das equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, ou em parcerias intersetoriais com as Secretarias Municipais de Educação e de Bem-Estar Social.

O serviço vai reunir programas consolidados no Município como o já conhecido Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – NASA e o Follow Up, destinado ao segmento de recém-nascidos de alto risco. Também se insere nessa referência o Programa de Fórmulas Infantis, voltado para crianças alérgicas ou intolerantes; além do Ambulatório de Introdução Alimentar, destinado a avaliação e orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância.

Segundo a diretora do Departamento de Programas de Saúde – DEPSA do Município, Michella Câmara, parte desses serviços está em funcionamento no Posto de Saúde Dona Edmeia, em Nova Esperança. Porém, com a ampliação e a chegada das equipes de Estratégia de Saúde da Família, faz-se necessário a reordenação da Rede de Saúde, respeitando assim, a Política Nacional da Atenção Primária.

“A Secretaria de Saúde visa o agrupamento dos serviços de referência para crianças e adolescentes, em um espaço adequado, humanizado e acessível. Essa mudança permitirá a ampliação dos serviços já existentes, bem como a qualificação dos mesmos e otimização de nossos profissionais”, destacou Michella.

Pesquisa no Portal