O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Saúde do Adolescente completa 20 anos mudando vidas

  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Atividades integram adolescentes, pais e profissionais de saúde do Nasa
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Adolescentes participam de atividades educativas. Visita ao Cedro faz parte da programação
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Alice Oliveira, de 16 anos, define o Nasa como família e elogia os atendimentos de saúde
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Paulo André participa há 7 anos do Nasa e se tornou monitor
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Crenílson acompanha de perto o desenvolvimento da filha, Vitoria, que participa do Nasa junto com o irmão Matheus
Publicada em: 29 de outubro de 2025 - 08h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Atividades integram adolescentes, pais e profissionais de saúde do Nasa Foto: Alexandre Leite
Adolescentes participam de atividades educativas. Visita ao Cedro faz parte da programação Foto: Alexandre Leite
Alice Oliveira, de 16 anos, define o Nasa como família e elogia os atendimentos de saúde Foto: Alexandre Leite
Paulo André participa há 7 anos do Nasa e se tornou monitor Foto: Alexandre Leite
Crenílson acompanha de perto o desenvolvimento da filha, Vitoria, que participa do Nasa junto com o irmão Matheus Foto: Alexandre Leite

A Organização Mundial de Saúde destaca a adolescência como uma fase única do desenvolvimento humano, marcada por um processo complexo de mudanças físicas, emocionais e sociais. Esse entendimento orienta as ações do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, que este mês completa 20 anos acolhendo, com escuta e empatia, cuidando desse público e mudando vidas.

A programação de aniversário inclui eventos voltados para os adolescentes atendidos pelo Nasa na Unidade, em escolas e no Centro de Educação Ambiental -Cedro. Na semana passada, o Núcleo se uniu à Universidade Federal Fluminense em um evento na Escola Estadual Cinamomo, em Nova Esperança, promovendo oficinas sobre Saúde Mental e emoções, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e alimentação consciente.

Na quinta, 23, um grupo esteve no Cedro, unidade da Secretaria de Meio Ambiente, aprendendo sobre a relação entre saúde e meio ambiente, em um momento de interação entre os adolescentes, os profissionais de saúde, pais e responsáveis.

As atividades comemorativas seguem pelas próximas semanas, sempre com o objetivo de informar, integrar, estimular a reflexão, o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis pelos adolescentes.

NASA – O Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente é voltado para o público de 10 a 19 anos. O Serviço registra, em média, 500 atendimentos por mês, realizados por equipe médica, de enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social.

Entre as consultas médicas, o Serviço oferece atendimento Pré-Natal (a gestantes de 12 a 17 anos) e ginecológico, além de clínica voltada para o adolescente. Só este ano, 80 gestantes já fizeram o Pré-Natal pelo Nasa.

A equipe de saúde acolhe as demandas desse público e faz o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, orientações, atualização da vacinação, testes rápidos e orientação de contraceptivos. Os adolescentes também recebem orientação nutricional e podem tratar transtornos alimentares e discutir sobre hábitos saudáveis de vida.

O Serviço recebe adolescentes por demanda espontânea e encaminhados de outros serviços de saúde, da assistência social, unidades escolares e Conselho Tutelar.

“O Nasa nasceu de um sonho ousado: o de olhar para os adolescentes como prioridade na Saúde, construindo um espaço que cuidasse não apenas dos sintomas, mas dos seus sonhos, riscos e futuro. Ao longo desses 20 anos, expandimos nossas ações, fomos para as escolas, praças, teatros, casas e igrejas. Tecemos parcerias, criamos um ambiente leve e construímos juntos uma atenção integral mais humana. Completamos duas décadas de dedicação incansável, de acolhimento e de transformação na vida de inúmeros adolescentes em Rio das Ostras”, relata a coordenadora do Nasa, Andréa Viana.

Andréa destaca alguns resultados importantes do trabalho, como a diminuição da gravidez na adolescência no Município, a redução da evasão escolar e, acima de tudo, a construção de laços de confiança que fizeram com que os adolescentes quisessem voltar, não por obrigação, mas por sentirem que encontravam ali um lugar de pertencimento e apoio.

ACOLHIMENTO – O Nasa foi idealizado para ser um local seguro, de escuta, empatia e acolhimento. Os adolescentes participam de grupos e bate-papo, rodas de conversa, atividades educativas e de integração. No entanto, sempre que adequado e necessário, recebem um atendimento individual.

Eles encontram no Núcleo um espaço de saúde aberto e sem julgamentos, com escuta garantida. Esse acolhimento muda – e salva – vidas.

Theo tem 11 anos e a partir de um episódio traumático chegou ao Nasa. “Comecei a terapia em grupo e individual. Encontrei um lugar onde sinto segurança e proteção. Nada melhor do que encontrar afeto e cuidado fora de casa. Isso é uma coisa maravilhosa”, diz.

O mesmo sentimento demonstra Paulo André da Silva, que participa do Nasa desde os 10 anos e hoje, aos 17, tornou-se monitor dos grupos de adolescentes, ajudando a equipe de saúde nas atividades. “No início eu não queria participar dos grupos, mas aí eu vi que aqui poderia me abrir, conversar, porque há pessoas que, de verdade, se preocupam comigo. Eles me ajudaram em momentos difíceis. O Nasa também me ensinou a me importar com os outros. Descobri a empatia”, conta Paulo, que, incentivado pela equipe, segue estudando e fazendo esporte – passou para o IFF e faz kickboxing.

Há dois anos participando das atividades e consultas, Alice Oliveira, de 16 anos, faz acompanhamento de saúde física e mental na Unidade. Ela participa dos grupos de terapia, faz terapia individual, passa por consulta médica clínica e ginecológica. “O que é o Nasa pra mim? É família”, ela resume.

ACOMPANHAMENTO DOS PAIS – O acompanhamento dos pais e responsáveis é sempre bem-vindo e importante. No entanto, embora os adolescentes não sejam legalmente responsáveis, eles têm o direito de buscar os serviços de saúde sozinhos, direito à privacidade e merecem proteção especial devido à sua fase de desenvolvimento.

A equipe sempre incentiva que os pais e responsáveis estejam próximos, acompanhando o desenvolvimento dos adolescentes e participando presencialmente, sempre que possível e adequado.

Crenílson Rezende é um desses pais presentes, que acompanham de perto seus dois filhos atendidos pelo Nasa; Ana Vitória, de 12 anos, e Matheus, de 15. “O Nasa os ajuda a entender as situações da vida deles e a lidar melhor com isso”, fala Crenílson, contando que também se sente mais tranquilo de saber que a filha passa por consulta médica na Unidade.

LIVRO – Como parte das comemorações de aniversário, o Nasa vai ganhar um livro, contando sua trajetória, incluindo relatos dos adolescentes e profissionais de saúde que estão ou já passaram pelo Serviço e referências a pesquisas científicas que tiveram o Nasa como base de estudo. O livro está sendo compilado pela coordenadora Andréa Viana e deve ser lançado ainda em 2025.

O Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente funciona na Rua Mayer, 747, no Liberdade. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo e-mail nasa.riodasostras@gmail.com e telefone 22 992435168.

Pesquisa no Portal