Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente tem trabalho especializado

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Adolescentes são atendidos por uma equipe multidisciplinar
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Rodas de conversa com adolescentes são um dos pontos altos do Nasa
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Adolescentes grávidas recebem acompanhamento e orientação no Nasa
Publicada em: 10 de Fevereiro de 2020 - 10h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Lidar com adolescentes não é uma tarefa fácil, pois exige muita dedicação e discernimento para atender os anseios desse público. Em Rio das Ostras, profissionais da Saúde promovem um atendimento especializado, que vem contribuindo para dar a muitos adolescentes uma melhor qualidade de vida. Trata-se do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente – Nasa, um programa que tem 14 anos de existência e que hoje atende uma média de 300 adolescentes de 10 a 19 anos de idade.

De acordo com a assistente social do programa, Cláudia Pereira, a demanda é grande e são muitos os desafios. Ela frisa que os principais problemas estão relacionados a Saúde Mental, pois o adolescente está em uma fase da vida muito complicada e precisa de um acompanhamento especial.

O Nasa oferece atendimento integral, sendo que, às vezes, o adolescente é encaminhado para uma especialidade, quando identificada a necessidade. Atualmente, a equipe trabalha nas áreas de desenvolvimento e crescimento, com Nutrição, Pré-natal para adolescentes até 17 anos, Ginecologia, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem, além de atender casos ligados à violência intrafamiliar e sexual.

“Nosso diferencial, posso dizer que considero ser a alma do programa, são as rodas de bate-papo, que acontecem antes do atendimento. Juntamos os adolescentes para troca de informação. Os encontros têm um conteúdo terapêutico, dinâmicas e essas conversas possibilitam um vínculo maior com os profissionais. O grupo estimula a autonomia dos adolescentes. A partir daí, passamos a observá-los e conhecê-los melhor. Quando eles saem do ambulatório, depois entram nesses encontros de forma diferente, mais à vontade para falar”, ressalta Cláudia.

Ainda segundo a assistente social, a unidade também conta com grupo separado para gestantes nas rodas de bate-papo e, em breve, será reaberto o grupo de pais.

ATENDIMENTO – A demanda do Núcleo de Atendimento Integral à Saúde do Adolescente é livre. O único critério é ter entre 10 e 19 anos de idade. Cláudia explica que, juridicamente, é considerado adolescente a partir dos 12 anos, mas a Saúde considera 10 anos, por conta do processo de puberdade. Dependendo do caso, quando o profissional não tem capacidade técnica de atender, o adolescente é encaminhado a especialidade que necessita.

“Pensar em Saúde do adolescente é pensar em um momento muito especial da vida de uma pessoa. São poucos municípios que trabalham com Saúde do adolescente e ter um serviço especifico em Rio das Ostras é de suma importância, pois é nessa fase que eles têm as experiências mais positivas e negativas. Aqui, temos uma equipe afinada, que faz estudo de casos, discute. Não é qualquer profissional que dá conta disso, não por falta de capacidade técnica, mas porque deve ter uma identidade com esse trabalho, com esse público”, finaliza Cláudia Pereira.

Hoje, a unidade conta com uma equipe de dois médicos (obstetra e pediatra), uma enfermeira, nutricionista, duas assistentes social e três psicólogos, sendo um para pais de adolescentes. O serviço funciona no recém-inaugurado Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente – Nasca, na Rua Mayer, 747, no Centro.

Adolescentes são atendidos por uma equipe multidisciplinar Foto: Divulgação
Rodas de conversa com adolescentes são um dos pontos altos do Nasa Foto: Divulgação
Adolescentes grávidas recebem acompanhamento e orientação no Nasa Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal